Leia o texto com atenção. A independência se fez em nome dos ideais liberais, justificando os interesses dos setores dominantes criollos que mantiveram a direção política do processo na América Espanhola. Caíam os monopólios reais, abriam-se as linhas de comércio, a economia devia se reger sem a intervenção da antiga metrópole. Algumas concessões aos dominados também foram aceitas, mesmo no período de luta: Bolívar, por exemplo, cedeu em oferecer alforria aos escravos que se ligassem aos exércitos patrióticos. PRADO, Maria Ligia. A formação das nações latino-americanas. 18. ed. São Paulo: Atual, 1994. p 17. As frases a seguir dizem respeito ao texto. Identifique a INCORRETA e justifique sua escolha. a) A independência da América espanhola foi animada por ideais liberais. b) A liderança nas lutas pela independência da América espanhola coube aos criollos. c) Mesmo depois da independência, as nações latino-americanas continuaram tendo de comerciar somente com a Espanha. d) Durante as lutas pela independência. Bolívar ofereceu a liberdade aos escravizados que lutassem ao seu lado.
Respostas
Resposta:
(c) Mesmo depois da independência, as nações latino-americanas continuaram tendo de comerciar somente com a Espanha.
A independência significou o fim do monopólio comercial; permitindo o comércio com qualquer país. Assim, está errada a Letra C.
As demais alternativas que dizem respeito às independências na América Espanhola estão corretas: a elite criolla lutou pelas independências animada por ideais liberais. Ao contrário do que aconteceu no Brasil, os africanos escravizados foram libertos imediatamente.
Também se pode dizer que a independência dos países hispânicos foi animada por ideais liberais, como se observa pela liderança de homens como Símon Bolivar e na inspiração que tiravam de movimentos como a Revolução Francesa.
Saiba mais sobre a independência da América Espanhola: https://brainly.com.br/tarefa/44804862
https://brainly.com.br/tarefa/11094646?utm_source=android&utm_medium=share&utm_campaign=question