Quais são as habilidades fundamentais na preparação do administrador para atuar no mercado de trabalho a partir de 2020?
Respostas
É impossível negar que as constantes evoluções tecnológicas, organizacionais e de mercado têm provocado mudanças rápidas e profundas no mercado de trabalho. Isso está acontecendo em todo lugar no mundo e não apenas no mercado de trabalho brasileiro.Não somente a tecnologia, mas outros fatores, como: globalização, envelhecimento da população, tendências sociais e até as mudanças climáticas criarão oportunidades para diversas profissões dentro do novo mercado de trabalho.
Essas mudanças, por consequência, irão impactar diretamente o mercado de trabalho: muitas profissões deixarão de existir, mas várias novas surgirão. De acordo com um artigo científico publicado na RAI (Revista de Administração e Inovação), o professor James Wright, foi diretor geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, afirmou que num futuro próximo haverá profissionais atuando em funções novas como: gerente de eco-relações, chief innovation officers e bioinformacionistas.
Além disso, segundo o relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, 35% das competências mais demandadas hoje pelo mercado de trabalho devem mudar até 2020. O que está impulsionando essas mudanças é aquilo que estamos chamando de Indústria 4.0, caracterizada pelos processos de automação, nas organizações, pela inteligência artificial, machine learning e outros conceitos.
O cenário do mercado de trabalho não pode ser estabelecido em um futuro próximo, não existem muitas certezas. Mas, o que podemos apontar com alguma certeza é que flexibilidade, criatividade e capacidade de adaptação serão indispensáveis.
Além de conhecimentos específicos de cada área de atuação, o mercado de trabalho vai exigir algumas competências em comum que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.
As cinco habilidades fundamentais na preparação para atuar no mercado de trabalho a partir de 2020.
1 – Estar antenado aos avanços tecnológicos: a Indústria 4.0 é pautada pela revolução tecnológica, portanto, estar antenado com as novas tecnologias da área em que se atua e do contexto em que são aplicadas é obrigatório para os profissionais do futuro.
2 – Pensamento crítico: capacidade de racionalizar os problemas e usar a lógica para identificar os vários aspectos de um problema e encontrar soluções que vão além das práticas óbvias.
3 – Gestão de pessoas: independente de estar em um cargo de gestão, a capacidade de trabalhar em equipe, motivar os companheiros e estimular o diálogo para encontrar soluções criativas e solucionar problemas já é importante, mas será indispensável num futuro muito próximo.
4 – Inteligência emocional: trata-se da capacidade do profissional de identificar, compreender e gerenciar tanto as próprias emoções quanto as emoções dos outros, com objetivo de construir relações de trabalho mais harmoniosas e tomar decisões conscientes.
5 – Flexibilidade cognitiva: o relatório do Fórum Econômico Mundial define essa competência como a capacidade de criar ou usar diferentes conjunto de regras para combinar ou agrupar as coisas de diferentes maneiras. Os setores de bens de consumo, serviços e tecnologia da informação estão entre os que mais vão exigir flexibilidade cognitiva dos profissionais.
A tecnologia e o mercado de trabalho
A tecnologia é um dos fatores que realmente causam as maiores mudanças dentro do mercado de trabalho, há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2020.
Depois de muitas previsões curiosas sobre como a vida é afetada por todas as mudanças que estariam por vir. O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que só tínhamos visto em histórias de ficção científica.
E temos duas gerações que são muito diferentes em relação ao que eles buscam. Se a Geração X buscava estabilidade e aquisição de bens, os Millennials buscam por experiências que não estão, necessariamente, atrelada aos bens de consumo.
Cada vez mais pessoas utilizam aplicativos de transporte particular. Cada vez mais pessoas preferem alugar um imóvel para morar a comprar o seu próprio. A lógica do mercado de trabalho está sempre alinhada com as inovações científicas e desenvolvimento das tecnologias, conforme as novas demandas se estabelecem no mundo.