Respostas
Resposta:
Explicação:
O poder da indústria da borracha brasileira sofreu grande declínio no início do século XX, quando começou a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático pelos empresários holandeses e ingleses. O valor baixou e fez com que muitos aviadores, como eram chamados os empresários que contratavam seringueiros, vendessem toda a sua produção a valores muito inferiores aos investidos. A crise da seringa entre 1910 e 1920 levou a falência muitos empresários, além de endividar os cofres públicos que estocavam o material para elevação de preços.
A ocorrência deste declínio e do golpe que os produtores da borracha sofreram pode ser entendida como consequência da falta de estímulo do governo imperial que não criou programas de desenvolvimento e proteção aos produtores de borracha, pois estavam atrelados ao interesse econômico dos cafeicultores.
Após a Segunda Guerra Mundial, passou-se a adotar o uso de uma borracha sintética, de produção mais rápida, nos setores industriais. A tecnologia desta borracha fez com que a exploração de seringa diminuísse ainda mais. Até os dias de hoje a exploração faz parte da economia da região norte do Brasil.