• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

Como acontece o racismo disfarçado. O que podemos fazer independente de nossa cor de pele para combatermos o racismo.​

Respostas

respondido por: crissantosoliveira37
3

Resposta:

RACISMO

Explicação:

Vamos entender o que é racismo primeiro!

O racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados nos séculos XX e XXI, causando, diretamente, exclusão, desigualdade social e violência.

  • Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor. É importante ressaltar que o preconceito é uma forma de conceito ou juízo formulado sem qualquer conhecimento prévio do assunto tratado, enquanto a discriminação é o ato de separar, excluir ou diferenciar pessoas ou objetos.

Racismo disfarçado!

✨ Uma mulher branca e uma negra dividem um banco de metrô. A negra tem o cabelo crespo solto, estilo black power. A branca repara, acha curioso e pede para tocar nas madeixas. A alguns metros dali, um negro vestindo uma blusa com capuz caminha pela avenida ao som do rapper Emicida. Um homem de negócios, de terno e ao celular, atravessa a rua quando o vê. Um idoso internado num hospital do outro lado da cidade reclama com uma negra vestida de branco sobre a demora da médica, sem saber que está falando com a própria. Na televisão, um programa humorístico tem um personagem chamado Africano que emite sons guturais e se comporta como uma besta. O que todas essas situações têm em comum? São casos cotidianos de racismo que passam despercebidos pelas pessoas por causa de um fenômeno que a psicologia social chama de unconscious bias, ou, em português, “viés inconsciente”.

O viés inconsciente é um conjunto de estereótipos sociais, sutis e acidentais que todas as pessoas mantêm sobre diferentes grupos de pessoas. É o olhar automático para responder a situações e contextos para os quais você é treinado culturalmente, como uma programação do cérebro. O ser humano tem a capacidade de pensar rápido ou devagar. Quando decidimos sobre a compra de uma casa, pesamos todos os lados para tomar a decisão. Ou seja, pensamos devagar. Mas, em outras situações do dia a dia, nos baseamos em julgamentos intuitivos que são processados rapidamente pelo cérebro, sem nos darmos conta. São como atalhos que a mente usa porque é mais fácil. O problema é que ele também nos prega peças. Toma decisões com base em associações com memórias antigas, noticiário, novelas, aulas, conversas com familiares e amigos. Nelas, há milhares de estereótipos. Não adianta se ofender e dizer que não é preconceituoso. Se você tem um cérebro, tem viés inconsciente. Sem que perceba, processos neurais e cognitivos tiram conclusões por você, e é aí que entra a discriminação disfarçada.

✨ Fatos para tentarmos combater!

✨ Não alimente isso, se uma pessoa chegou para você e falou ou fez alguma atitude de racismo, fale a essa pessoa que você não gostou da ação dele ou do que ele falou! É o primeiro passo!

✨ Tente explicar as pessoas o que realmente aconteceu no passado, até porque o Brasil sofreu uma escravidão imensa no passado.

✨ O mais importante!! -- NÃO PRATIQUE RACISMO, COM AS PESSOAS, NÃO IMPORTA A COR, IMPORTA COMO ESSA PESSOA REALMENTE É POR DENTRO!! ESSA PESSOA PODE SE DEMONSTRAR FORTE POR FORA, MAIS É FRACA POR DENTRO E NA VERDADE ELA PODE TER FICADO MUITO CHATEADA COM VOCÊ!

Perguntas similares