Respostas
Resposta:
Não é sinônimo.
Explicação:
O que é o salário?
Ao ser empregado, o colaborador fornece à organização o seu conhecimento e execução de atividades e, para tanto, a empresa paga ao profissional um salário pelo tempo e pela prestação desses serviços. Agora chegou o momento de você conhecer os tipos de salários existentes:
Salário base: é aquele definido por meio de um contrato;
Salário mínimo: refere-se ao estipulado pela lei;
Piso salarial: indicado pelos sindicatos da classe;
Salário profissional: é regulamentado por categorias de profissionais;
Salário líquido: representa o valor que o colaborador recebe após serem descontadas as taxas trabalhistas;
Salário bruto: é o valor que o profissional recebe antes das taxas serem descontadas.
O que é remuneração?
A remuneração é o conjunto de todos os ganhos que o colaborador recebe, e isso inclui o salário e outras vantagens estipuladas no contrato de trabalho. Ou seja, o salário é uma remuneração, mas a remuneração não é um salário. Saiba quais são os tipos de remuneração:
Horas extras;
Comissões;
Gorjetas;
Participação acionária;
Viagens e hospedagens;
Benefícios corporativos.
Em síntese, o salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho.
Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.
O art. 457 da CLT menciona que compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber, as gratificações legais e as comissões, além dos adicionais devidos decorrentes da prestação de serviços como horas extras, adicional noturno, insalubridade, periculosidade, dentre outros.
Assim, podemos afirmar que remuneração é gênero e salário é a espécie desse gênero. A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado decorrentes do vínculo empregatício, pagos diretamente ou não pelo empregador e a palavra salário, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestação do trabalho.