Respostas
Resposta:
essa nao sei Nao
Desculpe
Retirada da água
Sim, esse é o primeiro processo da extração do sal. A água é retirada tanto do mar quanto de lagoas litorâneas por meio de um processo de sucção com equipamentos específicos para o trabalho.
Elas são encaminhadas para tanques de evaporações que são ligados por comportas. Eles são tão grandes, tão grandes, que a área total é equivalente a dez campos de futebol, em compensação a profundidade é de 20 centímetro – o que ajuda nesse processo de evaporação.
Separação dos compostos
O que acontece é que o líquido vai secando e a concentração de elementos sólidos aumentando. A partir do momento que eles ocupam 17% do volume da água, eles ficam concentrados no fundo e acabam se separando da mistura.
Nessa parte a gente tem a salmoura que é a água densa. Ela vai para quadros de cristalização – que são vários tanques de metros quadrados e dois centímetros de profundidade. Novamente é feita a evaporação só que nesse caso é até os sólidos chegarem a 25%.
Produção de sal grosso
Se o objetivo for usar a salmoura para fazer sal grosso ela vai continuar no processo de secagem até que todo o cloreto de sódio se transforme em cristais.
Depois disso as pedras (que tem cerca de 3 cm) vão sendo retiradas por meio de rodos ou máquinas. No fim do processo sobra uma água que é descartada nas comportas.
Produção de sal refinado
Se a salmoura for utilizada para a produção do sal refinado ela vai ser retirada dos quadros de cristalização antes da formação dos cristais. Ela será encaminhada para uma série de filtros que servem para remover as impurezas. Depois ela vai para os aquecedores (120°) e evapora para as câmaras a vácuo.
Espero ter te ajudado!! Bons estudos!!