1)O que foi a quebra da bolsa de valores de Nova York? E o que refletiu no Brasil?
2)Explique os motivos que levaram a revolução de 1930.
3)Quais eram os diretos trabalhistas da época?
4)Aponde as propostas da aliança liberal.
5)Qual foi o motivo da Revolta da Armada?
6)Como terminou essa revolta?
Respostas
Explicação:
1) Na chamada “Quinta Feira Negra”, 24 de outubro de 1929, ocorre a "quebra da bolsa", dia que essas ações atingiram os mais baixos valores. Enquanto milhares de investidores tentam vender suas ações, ninguém as compra por terem noção da crise que se abateu sobre o mercado.Pois os EUA era a maior economia mundial e todos os paises ligados a ele também entraram em crise. Foi por isso que a quebra ( crack ) na bolsa de valores de Nova York se tornou uma crise mundial .
2)A revolução de 1930 foi um movimento liderado pelas elites políticas dos estados Rio grande do sul, Minas Gerais e Paraíba motivados pela insatisfação do resultados das eleições da época, e que culminou com um golpe de estado destituindo o então presidente do Brasil Washington Luís.
3)Nela estavam previstos direitos trabalhistas como salário mínimo, jornada de trabalho de 8 horas, repouso semanal, férias remuneradas e assistência médica e sanitária. ... Por isso, era necessário unificar as leis do trabalho. A CLT garantiu parte das demandas dos trabalhadores.
4)A Aliança Liberal foi uma aliança política no Brasil efetuada no início de agosto de 1929 por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul com intuito de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência nas eleições de 1 de março de 1930
5)Note que o objetivo principal da revolta da armada, consistia em igualar os direitos e salários do exército e da marinha, uma vez que a “República da Espada” (1889-1894) representou o governo de dois militares: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
6)Acontecimentos e como terminou. Em 13 de setembro de 1894, navios de guerra da Marinha, em posse de militares integrantes da revolta, bombardearam a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O governo Floriano não cedeu, organizou o Exército e resistiu à revolta.