• Matéria: Biologia
  • Autor: marlonsouza32
  • Perguntado 6 anos atrás

Cite 5 doenças cardiovasculares e suas características? Alguém ajuda

Respostas

respondido por: AlexandreAllves
2

5 mais frequentes:

Hipertensão arterial sistêmica (HAS)

Acontece quando o indivíduo apresenta níveis de pressão arterial que ficam acima do considerado normal. Atualmente, a meta definida ainda é de 120/80 mmHg. Conforme explica Rava, a HAS costuma causar problemas de médio em longo prazo, com lesões em órgãos como coração, cérebro, rins, além de artérias e retina.

“Mas também pode causar danos agudos, especialmente nos casos em que a pressão sobe rápida e exageradamente. Estas lesões podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral (AVC), demência, aneurismas e perda de visão”, ressalta ainda.

Cardiopatia isquêmica (CI)

Ocorre quando existe redução ou interrupção da circulação de sangue em uma ou mais artérias do coração (conhecidas como coronárias). O maior problema é que o quadro pode evoluir sem a presença de sintomas, passando por casos com angina de peito (dor torácica) até infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco.

O cardiologista destaca que, por conta da diminuição do fluxo de sangue nas coronárias, ocorre uma lesão no músculo do coração, o que pode resultar em redução da força de contração ou de bombeamento e até mesmo em parada cardíaca e morte. Ou seja, vale ficar atento.

Insuficiência Cardíaca (IC)

A doença é caracterizada pela diminuição do fluxo de sangue bombeado do coração para o restante do corpo. Com isso, o volume é insuficiente para atender todas as necessidades de oxigênio e nutrientes do organismo. Por conta disso, podem ocorrer limitações na realização de atividade da rotina.

“A IC pode ser resultado de HAS mal tratada ao longo de anos ou de cardiopatia isquêmica com danos severos ao músculo do coração. É uma doença progressiva, podendo ter sérias implicações para a pessoa, devido à restrição física, arritmias e até morte súbita”, alerta o médico.

Fibrilação atrial (FA)

Trata-se de uma arritmia cardíaca frequente com o envelhecimento da população, em que ocorre a alteração do ritmo normal do coração, que passa a bater irregularmente. Pode causar quadros de mal-estar, palpitações, tonturas e até mesmo um AVC. Rava lembra que pessoas com fibrilação atrial precisam receber medicamentos anticoagulantes durante toda a vida, para prevenir o surgimento de problemas.

Morte súbita cardíaca (MSC)

“Um evento súbito e inesperado, que pode ser precedido por sinais e sintomas ou se apresentar em indivíduos assintomáticos. Geralmente, as vítimas possuem algum problema cardíaco de base, porém, frequentemente, o desconhecem”, define o cardiologista.

A doença é causada por uma parada cardiorrespiratória (PCR), em que a pessoa sofre uma arritmia grave chamada de fibrilação ventricular, na qual o coração não consegue bombear o sangue para o corpo. Bastam poucos segundos para que a vítima perca a consciência, pare de respirar e fique sem pulsação. Quando não tratada imediatamente, pode resultar em óbito.


marlonsouza32: O valeu mano
respondido por: bochim344
1

Resposta:

hipertensao,infarto,cardiopatia congênita e

miocardite

Explicação:


marlonsouza32: O valeu mano
bochim344: kssks q isso ajudo smp
Perguntas similares