• Matéria: História
  • Autor: carolinecristina2101
  • Perguntado 6 anos atrás

Meeeeee ajudeeem por favor 1- Como se deu o processo da independência americana? 2- Os EUA era colonia de qual país? E baseado de qual ideologia conseguiram sua independência? 3- Como se tornaram uma supremacia mundial? 4- Pesquise os motivos que levaram os americanos a intervir na guerra do golfo? 5- Quais as diferencias entre os dois iluministas com relação a propriedade privada? Locke e Rousseau:

Respostas

respondido por: tmdm240
1

Resposta:

1- Como se deu o processo da independência americana?

O processo de independência dos Estados Unidos se iniciou devido à insatisfação dos colonos com a Inglaterra, que era a metrópole das Treze Colônias americanas. Essas treze colônias foram formadas principalmente por imigrantes calvinistas da Grã-Bretanha, perseguidos na Europa por se oporem ao pensamento real

2- Os EUA era colonia de qual país? E baseado de qual ideologia conseguiram sua independência?

Inglaterra.Depois de conquistar a independência em 1776, a nova nação iniciou sua expansão territorial tendo como justificativa a ideologia do Destino Manifesto, ou seja, a certeza de que o povo estadunidense fora predestinado por Deus a ocupar e colonizar as terras que se estendiam até o Pacífico; havia sido escolhido por Deus

3- Como se tornaram uma supremacia mundial?

justifica-se principalmente pelo desempenho norte-americano nas duas grandes guerras mundiais e, em seguida, durante a Guerra Fria. Durante as grandes batalhas, os EUA não sofreram grandes consequências em seu território e tampouco ataques a civis. Mesmo na Guerra do Vietnã, em que os americanos foram considerados derrotados, não chegaram a sofrer um único ataque direto em seu território. Os atentados de 11 de Setembro foram a única vez na história da era moderna que os Estados Unidos sofreram um ataque direto dentro de suas fronteiras.

Por se encontrar em uma localização geográfica privilegiada, estando protegido por dois grandes oceanos, bem como por ter desenvolvido uma melhor tecnologia bélica e nuclear, os EUA terminaram a Segunda Grande Guerra na liderança do poderio político-militar, sendo rivalizado apenas pela União Soviética (URSS).  O dólar passou a ser a principal moeda em todo mundo, de modo que todas as economias tinham suas referências pautadas a partir da americana. Com o declínio soviético ao final da Guerra Fria, os EUA tornaram-se uma potência sem rivais, tanto no poderio bélico quanto no econômico.

4- Pesquise os motivos que levaram os americanos a intervir na guerra do golfo?

Tudo começou quando o presidente iraquiano Saddam Hussein acusou o Kuwait de praticar uma política de super-extração de petróleo causando uma queda nos preços e prejudicando a economia iraquiana. Saddam também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas.

A atitude de Saddam mobilizou o mundo e diversas nações, lideradas pelos EUA, se uniram para tentar reverter esse quadro.

Os americanos estavam desesperados, pois, com a guerra, o Golfo Pérsico foi fechado e eles perderam seus fornecedores de petróleo: Iraque e Kuwait.

5- Quais as diferencias entre os dois iluministas com relação a propriedade privada? Locke e Rousseau:

Para Locke a propriedade privada tem como base o direito natural: O Estado não cria a propriedade, mas a reconhece e protege. Pregou Locke a liberdade religiosa, sem dependência do Estado, embora tivesse recusado a tolerância para com os ateus e combatidos os católicos porque estes não toleravam as outras religiões.

segundo Rousseau, as desigualdades entre os homens têm como base a noção de propriedade privada e a necessidade de um superar o outro, numa busca constante de poder e riquezas, para subjugar os seus semelhantes.

Perguntas similares