Ao fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Itália, apesar de vitoriosa, teve cerca de 670 mil mortos e quase 1 milhão de feridos. As províncias do nordeste do país estavam destruídas, havia falta de mão de obra, matérias-primas e capital de investimento. Além disso Inglaterra e França não cumpriram com as promessas do Tratado Londres, assinado em 1915, e que fez a Itália mudar de lado na guerra em troca da posse dos territórios da Ístria e Dalmácia, na região dos Balcãs. * Diante desse cenário, a ascensão do fascismo foi facilitada, assinale a alternativa correta:
a)pelo avanço do expansionismo italiano no Norte da África, que aumentou a popularidade dos chefes militares e os levou a ingressar na política.
b)pela categórica vitória italiana na Primeira Guerra Mundial, que reforçou a convicção de que o país deveria liderar os países liberais do Ocidente.
c)pela crise econômica do pós-Primeira Guerra Mundial, pela crise do Estado liberal e pelo aumento da violência nas manifestações políticas.
d)pelo declínio da influência política dos partidos de esquerda, pelo fortalecimento dos sindicatos anarquistas e pela supressão do exército nacional.
e)pelo apoio logístico oferecido pela Alemanha nazista, pela ascensão dos grupos paramilitares da direita italiana e pelo fim da monarquia.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: C
Explicação: A alternativa E parece atraente, mas a ascensão do fascismo alemão se deu em 1933, já o italiano em 1920. As outras estão completamente erradas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás