Respostas
Resposta:
Explicação:
Processo que permite isolar diferentes elementos de uma composição
A separação de misturas é um dos principais mecanismos realizados dentro de laboratórios de química e em indústrias, considerando o fato de que a maioria das substâncias estão misturadas a componentes diversos. Um exemplo muito comum dentro dos hospitais ocorre através do uso de oxigênio para pacientes que necessitam de respiração artificial.
Essa separação do oxigênio puro do ar atmosférico é importante durante cirurgia por causa das reações que o paciente teria caso respirasse um ar com gases contaminantes. Da mesma forma que existem inúmeras misturas, há também muitos métodos utilizados para separar cada um dos seus componentes.
A seguir, estão listados os processos de separação de misturas heterogêneas.
Métodos de separação de misturas heterogêneas
Catação
Esse método de separação de misturas consiste na desunião de componentes sólidos ou sólidos e líquidos, utilizando as mãos e o auxílio de uma pinça ou um pegador.
Exemplo: mistura de feijões e pedras
Ventilação
Esse método simples utiliza a força do vento para separar o elemento menos denso da mistura formada por componentes sólidos.
Exemplos: separar a casca dos grãos de amendoim
Levigação
Semelhante ao método da ventilação, a levigação também separa os componentes por meio do elemento menos denso. A diferença é que nesse processo a força da água é utilizada para isolar a substância que se deseja separar do resto da composição.
Exemplo: a separação do ouro do cascalho
Peneiração
Esse processo simples se apropria do uso de uma peneira para separar o componente de menor tamanho em uma mistura heterogênea entre dois sólidos.
Exemplo: a separação da areia misturada com a brita
Tamisação
Esse método de separação de misturas é semelhante a peneiração. Há também na tamisação o uso de peneiras. São utilizados esses objetos com orifícios menores para separar diferentes elementos sólidos ou desfazer aglomerados sólidos de um mesmo componente.
Exemplo: esse processo é muito utilizado dentro das cozinhas para retirar pelotas da farinha de trigo
Sedimentação fracionada
Nesse processo precisa ser considerada a densidade das misturas envolvidas na composição entre um líquido e uma mistura heterogênea composta por sólidos, líquidos, ou ainda, entre sólidos e líquidos.
Exemplo: a separação da areia do isopor
Separação magnética
Um ímã é utilizado para fazer a atração de elementos metálicos presentes na mistura.
Exemplo: a separação da areia da limalha de ferro
Decantação
Na decantação também é importante considerar a densidade das substâncias envolvidas na mistura entre materiais que não se dissolvem entre si. Pode ocorrer entre sólido e líquido ou apenas entre líquidos.
Exemplo: separação entre a areia e a água
Dissolução fracionada
Na dissolução fracionada ocorre a adição de um líquido em uma mistura entre sólidos, fazendo com que este líquido dissolva um dos componentes da mistura.
Exemplo: areia e cloreto de sódio, o sal de cozinha. Em química, chamado de NaCl
Métodos avançados de separação de misturas heterogêneas
Apesar de também serem aplicáveis em misturas heterogêneas (aquelas em que são percebidas mais de uma fase), nesses métodos são utilizados equipamentos mais modernos para realizar o processo de separação de misturas.
Decantação com funil de bromo
Nesse método é utilizado um funil de decantação para separar os elementos da mistura composta por dois ou mais líquidos imiscíveis, ou seja, que não se dissolvem entre si.
Exemplo: processo de separação entre a água o óleo
Centrifugação
Esse processo funciona como meio de acelerar o método da decantação. O material mais denso na mistura, seja ele sólido ou líquido, ficará decomposto no fundo do recipiente.
Resposta:
As misturas têm composição química variável, não expressa por uma fórmula. Algumas misturas são tão importantes que têm nome próprio. exemplos: -gasolina: mistura de hidrocarbonetos, que sao substâncias formadas por hidrogênio e carbono.
espero ter ajudado