Respostas
Resposta: 1 - Cólicas : As cólicas costumam ser um tormento no ciclo menstrual, mas existem remédios especializados em cuidar desse problema. Mas antes de tudo, é necessário que cada mulher procure se conhecer, nesse caso, mesmo que a cólica seja um processo biológico natural, os hormônios de cada pessoa costumam se alterar de forma diferente. Existem mulheres, por exemplo, que quase não sentem dor de cólica ou seus sintomas, já existem algumas que sofrem bastante com essas dores.
Fluxos da menstruação : Os fluxos menstruais variam de acordo com o tipo de tratamento hormonal de contraceptivos.Eles acabam determinando de uma forma ou de outra, a quantidade e a qualidade do fluxo. Tanto a pílula, dispositivos intra-uterinos, anéis, implantes e tabelas, conseguem fazer total diferença no corpo da mulher. Outro fato importante é que as menstruações consideradas normais, costumam liberar quase uma xícara de sangue, o que varia de acordo com o seus níveis hormonais e principalmente com o seu estilo de vida, sendo relacionado a alimentação, sedentarismo, saúde física, nível de estresse, etc.
Concepção e menstruação: Durante o período de fluxo menstrual, é possível engravidar. Este mito foi desfeito e ainda muita gente não sabe. Por mais que as chances sejam mínimas, ainda assim pode ocorrer, pelo fato de existir irregularidades no tempo. Desta forma, ter relações sexuais durante o ciclo menstrual sem as devidas proteções, pode ser um risco mesmo que seja pequeno.
A síndrome do choque tóxico : Este assunto é delicado por se tratar de informação e desinformação. Absorventes, em geral, são usados há milênios, como forma de evitar e conter os fluxos. Com o passar do tempo, os absorventes foram se adequando às demandas. No entanto, os atuais absorventes, aqueles industrializados, podem conter riscos, tanto às suas matérias-primas quanto ao excesso de uso constante, sem falar da questão ambiental. A chamada Síndrome do choque elétrico trata-se de uma doença não muito comum, que está ligada à proliferação de bactérias. Por isso, a mulher que utiliza absorvente, é muito importante que faça trocas no mesmo dia, evitando estes transtornos. A síndrome se for reconhecida, deve ser tratada, pois seu risco de contaminação é sério.
Relações sexuais no ciclo menstrual :Último e um dos principais tabus, é relacionado ao sexo durante o ciclo menstrual. O que muitas pessoas ainda perguntam, é se isso pode acontecer? Respondendo as dúvidas de todos, o casal pode se relacionar durante esse período, mas isso depende de como o casal enxerga esta questão de forma horizontal e consensual. Uma mulher que pratica exercícios físicos com regularidades e tem uma alimentação balanceada, pode tranquilamente normalizar os seus ciclos menstruais, diminuir as cólicas, a TPM, e ainda ter relações sexuais sem problema algum.
2 - A Ovulação divide as duas fases do ciclo do ovário (a fase folicular e a fase lútea).
3 - A mulher não consegue engravidar quando está menstruada. Para ocorrer a gravidez é necessário que o embrião implante na camada interna do útero (endométrio). A fertilização ocorre nas tubas e o embrião formado migra para o interior do útero que deve estar em condições de recebê-lo.
4 - Todo o stress e toxinas acumulados durante o mês são eliminados juntos com o sangue durante o período menstrual, procedendo-se assim uma limpeza orgânica. Além disso, a menstruação também possui uma grande função: indicar se (e quando) a mulher pode engravidar. Resumindo, a menstruação faz parte da natureza humana.
5 - Muitas mulheres engravidam mesmo se não tiverem um período menstrual regular justamente por ovular após um período aceitável. Por isso afirmamos que sim é possível ovular e não menstruar, afinal quem não menstrua ovula também. Mas podemos dizer que é possível engravidar sem menstruar, mas com alguns poréns.