Respostas
Resposta:
Na região sudeste, foi a cultura do café a principal responsável pela destruição em massa da vegetação nativa. Mais na região sul, a exploração predatória da Mata Atlântica devastou o ecossistema da Floresta das Araucárias devido ao valor comercial da madeira pinho extraída da Pinheiro-do-paraná.
ESPERO TER AJUDADO! BONS ESTUDOS!
Resp
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais importantes do mundo, tendo características muito parecidas com as da Floresta Amazônica. Ela é densa, bastante heterogênea e possui uma biodiversidade por m² até maior que o bioma amazônico.
Vegetação
Estima-se que existam na Mata Atlântica por volta de 20 mil espécies vegetais, o que representa, aproximadamente, 35% das espécies existentes no Brasil.
A vegetação deste bioma é classificada de acordo com os extratos. No extrato superior, encontram-se as árvores mais altas e latifoliadas, que recebem a maior parte da luz do sol. O manacá-da-serra e o guapuruvu são exemplos de árvores desse tipo.
Abaixo do extrato superior encontra-se o extrato arbustivo, do interior da mata, que reúne espécies sob a sombra das árvores mais altas. Nesta categoria encontram-se árvores como a jabuticabeira, a palmeira-juçara, a begônia e o ipê.
Palmeira-juçara, árvore típica do bioma Mata Atlântica. Atualmente, encontra-se em risco de extinção.Palmeira-juçara, árvore típica do bioma Mata Atlântica. Atualmente, encontra-se em risco de extinção.
O extrato herbáceo é o mais baixo, contendo plantas de tamanho pequeno que vivem próximas ao solo. Ervas, gramíneas e musgos compõem este grupo de arbustos baixos.
espero ter ajudado