A epistemologia reformada afirma que a crença em Deus não requer evidência sólida para ser racional (GINI, 2017). Leia as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa correta que aponta para a ênfase dessa epistemologia. Alternativas Alternativa 1: A teologia se vale da abordagem epistemológica reformada e apresenta contribuições importantes especialmente nas cosmovisões relativísticas. Alternativa 2: As certezas da racionalidade do mundo moderno dão espaço para a irracionalidade pós-moderna com sua ênfase no sujeito e nas suas análises da consciência, do sentimento e da imaginação contemplativa. Alternativa 3: As religiões se permitem ao sincretismo, exatamente para satisfazer às aspirações e tendências do sujeito autônomo. Alternativa 4: Há um Deus que pode ser inteiramente racional, cuja racionalidade é demonstrada empregando ferramentas analíticas e o argumento ontológico. Alternativa 5: Tudo o que as diversas religiões dizem é ilusório. Só as religiões dizem que Deus existe. Logo, Deus não existe.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 4: Há um Deus que pode ser inteiramente racional, cuja racionalidade é demonstrada empregando ferramentas analíticas e o argumento ontológico.
Explicação:
Conforme livro da disciplina Teologia e pós-modernidade: "A epistemologia reformada, na qual a crença em Deus não requer evidência sólida para ser racional [...], enfatiza que há um Deus que pode ser inteiramente racional, cuja racionalidade é demonstrada empregando ferramentas analíticas e o argumento ontológico." (GINI, 2017, p. 113. grifo meu)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás