Será que alguém poderia me ajudar? Caso não,poderiam ir na minha conta e dar uma olhada nas últimas perguntas de histórias feitas,elas estão sem resposta.
Agradeço por qualquer ajuda,se quiser posso seguir a conta!
Respostas
Iniciar os jovens no conhecimento da história da humanidade (ou parte dela) e transmitir-lhes informações indispensáveis à construção da tão desejada cidadania, ou seja, a formação de uma sociedade de indivíduos conscientes, responsáveis, autônomos. (RIBEIRO, 2004, p. 76).
A responsabilidade de formar cidadão, na escola, está majoritariamente na disciplina de História. "A Reforma Francisco Campos[3] colocava o estudo da História como instrumento central da educação política" (FONSECA, 2006, p. 52). Porém, mesmo que a história seja detentora do conhecimento das origens, não cabe somente a ela mudar essa realidade onde a falta de moral e civismo é evidente em nossa sociedade.
O professor de história, tendo como tarefa transmitir uma 'memória nacional', não apresenta condições de cumprir isoladamente com este trabalho. O poder governamental, (...), tem examinado a necessidade de se valer de outros instrumentos educacionais para sustentar e fazer perpetuar, na memória dos alunos, quem deve ser considerado agente histórico responsável pelos 'destinos do país' (BITTENCOURT, 1988, p. 43).
Vimos então que a autora supracitada diz que o poder governamental já reconhece que não cabe somente ao ensino de história essa formação cívica e moral. Essa responsabilidade tem permanecido com tal disciplina pelo fato de ela "ser a legitimadora 'da tradição nacional, da cultura, das crenças, da arte, do território'" (BITTENCOURT, 1988, p. 43).
O professor de História pode ensinar o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias: o saber-fazer, o saber-fazer-bem, lançar os germes do histórico. Ele é o responsável por ensinar e a valorizar a diversidade dos pontos de vista. Ao professor cabe ensinar o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas.