Respostas
Resposta: A política hebraica passou por diversas fases, sendo inicialmente apresentada como uma política descentralizada, a civilização hebraica era uma sociedade patriarcal, os mais velhos dirigiam a sociedade.
Fase dos juízes, nessa fase “nasceram” as Doze Tribos de Israel (descendentes dos 12 filhos de Jacó) devido ao aumento populacional o patriarcado passou a ter dificuldades de liderança e então surgiram os juízes, um grupo de pessoas que gerenciava a sociedade hebraica e ainda uma política descentralizada, mas já apresentava traços de poder restrito.
Fase dos reis : O primeiro rei de Israel foi Saul, que foi rei por pouco tempo, dando espaço ao famoso rei Davi. Nessa fase se destacam a criação de um exército permanente e profissional e a homologação dos Dez Mandamentos, aderindo a uma política centralizada.
Cisma Hebraico: Fase marcada pela criação dos reinos independentes, reino de Judá e o de Israel.
Essa fase durou até que o reino de Israel foi dominado pelos assírios (fato ocorrido em 722 a.C.), enquanto que o reino de Judá se manteria livre por mais alguns séculos, mas encontrando o mesmo fim nas armas dos babilônios sob o comando de Nabucodonosor II em 587 a.C
Cativeiro da Babilônia e Libertação persa : Os hebreus permaneceram escravizados pelos babilônios por cerca de 50 anos, quando foram libertados por Ciro II que liderou os persas contra o império babilônico, vencendo-o e o conquistando.