Respostas
Resposta:
Resumo
O cafeicultor Joaquim (Quim) é o protagonista da trama e o patriarca de uma família constituída pela esposa, Dona Helena, e pelos dois filhos, Marcelo e Lucília.
Quim é um homem autoritário apaixonado pela terra e ingênuo quanto a sua real situação.
Devido a questões econômicas da época e à má gestão da fazenda, Quim se vê arruinado e endividado, não tendo opção, a família muda-se para a pequena casa da cidade e Lucília, com sua costura, e Marcelo, com seu trabalho no frigorífico, passam a sustentar a família.
Quim deve ao famigerado “Banco”, mas tem esperança que conseguirá recuperar a fazenda assim que a famosa moratória, que todos sabiam que nunca viria, chegasse.
Lucília, que vira a possibilidade de se casar com Olímpio, filho do inimigo político de seu pai ir abaixo devido o autoritarismo paterno, não se rende a esperança vã do pai e se dedica inteiramente à costura, recuperando, assim, a dignidade da família, além de ser a responsável por proteger o pai de verdades mais cruéis como a falta de ajuda verdadeira de sua tia Elvira.
No fim, de forma simples, o protagonista tem seu momento de revelação e percebe a realidade que, há muito, tanto os telespectadores quanto as outras personagens já conheciam.