Faça um artigo de opinião sobre as novas tecnologias nas escolas durante a pandemia e o isolamento social
Respostas
Resposta:
Como podemos impactar de forma positiva a aprendizagem dos alunos, a partir do uso da tecnologia na escola, e propor melhorias nos serviços de educação da cidade de Santos? Essa pergunta norteava o início do Projeto Biblioteca, uma iniciativa da Prefeitura de Santos e a empresa de logística VLI (Valor da Logística Integrada), e desenvolvido pelo Tellus. Em 2014, foi implementada na cidade litorânea uma política pública de pacificação restaurativa com o foco na Cultura de Paz e do Diálogo, realizada através da Secretaria de Educação. Para tal, foi nomeada uma Comissão de Gestão para a implementação e acompanhamento do Programa Justiça Restaurativa.
O programa foi iniciado em nove escolas-piloto, escolhidas a partir de critérios como maior número de alunos e diversidade de modalidades de atendimento, impactando 531 professores e 7.643 alunos. Diante deste cenário, surgiu a oportunidade de implementação do Projeto Biblioteca, que tem como objetivo promover a construção de novas experiências de aprendizagem e alfabetização a partir de uso de diferentes tecnologias, possibilitando o desenvolvimento de competências informacionais e incentivo à leitura.
Explicação:
Resposta:
O avanço do Coronavírus está forçando escolas e universidades a rever suas metodologias de ensino. O Ministério da Educação (MEC) divulgou que irá publicar uma portaria para permitir que escolas da educação básica substituam aulas presenciais por aulas a distância por um período de 30 dias, que poderá ser prorrogado. Com o fechamento das instituições desde Março/2020 da noite para o dia milhares de professores e milhões de estudantes terão que encontrar novas formas de lecionar e aprender, o que será um enorme desafio para quem ainda está acostumado com salas de aulas cercadas por paredes, com cadeiras enfileiradas, um quadro branco e, algumas vezes, um projetor multimídia. Não podemos esperar que todos se adaptem repentinamente a estes novos tempos. Sabemos dos inúmeros problemas de conexão à Internet, mas é um ótimo momento para nos reinventarmos e criarmos coragem de testar o uso de ferramentas tecnológicas já disponíveis para estruturarmos alternativas no formato de educação a distância. Pensar fora da caixa pode ajudar a mitigar o problema momentâneo, como também colaborar para fortalecer a cultura digital e avançar rumo à uma nova educação, como há bastante tempo já temos discutido. Aqui no Brasil as escolas e docentes estão realizando para minimizar os impactos da pandemia no ano letivo. Os relatos de professores das dificuldades que têm encarado para manter as escolas online e não interromper as aulas não chegam a surpreender, já que, especialmente na educação básica, o EAD ainda é uma prática pouco adotada, restringindo-se algumas vezes a determinadas estratégias com o Ensino Médio. Temos que mos unir nesse momento, e não esquecer que a educação é o principal objetivo nesse periodo. Dela teremos a solução dos problemas