Respostas
Resposta:
Perda de água pelos vegetais Perda de água pelos vegetais Vegetais perdem água na forma de vapor e na forma líquida. ... Geralmente quando a transpiração é mínima, ou inexistente e o potencial de água no solo for muito alto do que da raiz; Geralmente bem pela manhã, quando a maioria dos estômatos estão fechados.
Resposta: As plantas perdem água por transpiração.
Explicação: Estima-se que os vegetais percam 99% da água absorvida para o meio na forma de vapor, ou seja, pela transpiração. A transpiração ocorre em qualquer parte da planta que esteja acima do solo, entretanto, a maior parte da transpiração acontece nas folhas. A maior perda de água ocorre pelos estômatos, pequenas aberturas circundadas por células-guarda situadas na epiderme. Uma pequena parte de água é também perdida pela cutícula e pelas lenticelas.
A transpiração estomática ocorre em duas etapas:
1. Evaporação da água que está presente na superfície da parede celular das células que circundam os espaços intercelulares das folhas;
2. Vapor de água difunde-se para a atmosfera pelos estômatos.
Percebe-se, portanto, que a abertura e o fechamento estomático estão diretamente relacionados com o processo de transpiração. Quando o estômato fecha-se, ocorre a diminuição da perda de água pelas folhas, entretanto, ao se fechar, o estômato impede a entrada do gás carbônico, o qual é fundamental para a realização da fotossíntese. Para resolver essa questão, algumas plantas realizam suas trocas gasosas durante a noite.