O Concílio de Trento foi uma assembleia convocada pelo papa Paulo III (1468-1549), que reuniu lideranças religiosas católicas entre 1545 e 1563. O principal objetivo desse encontro era discutir reformas que pudessem fortalecer o poder da Igreja Católica e combater o avanço da Reforma protestante. O Concílio de Trento foi responsável por rejeitar formalmente o protestantismo e confirmar algumas tradições católicas, entre as quais a) a substituição do latim pelas línguas nacionais europeias em celebrações religiosas. b) a suspensão de todos os sacramentos cristãos, à exceção da unção dos enfermos. c) a conservação do culto à Virgem Maria e a figuras santificadas pela Igreja católica. d) a manutenção da ordem dos monges dominicanos, criada por Santo Inácio de Loyola. e) a reunificação das Igrejas católica e ortodoxa sob o poder do patriarca de Istambul.
Respostas
Resposta:
a conservação do culto à Virgem Maria e a figuras santi- ficadas pela Igreja católica.
Explicação:
Sobre o Concílio de Trento, temos que a afirmativa correta é a letra c) a conservação do culto à Virgem Maria e a figuras santificadas pela Igreja católica.
O Concílio de Trento consistiu em uma reunião da alta cúpula da Igreja Católica que aconteceu entre os anos de 1545 a 1563, na cidade italiana de Trento.
Ao considerar as decisões tomadas pelo Concílio de Trento, temos que a condenação veda de indulgências foi responsável por realizar a reavaliação, no contexto da Igreja Católica, das diversas questões criticadas pelos protestantes.
E a confirmação do princípio da salvação pelas obras e também pela fé serviram como importante reafirmação do pensamento católico da Idade Medieval, outro fato comprovatório foram a realização de culto aos santos e à Virgem Maria.
Temos também que a reativação da inquisição, foi reafirmada pelo Tribunal de Santo Ofício como pensamento católico do período.
Saiba mais sobre o Concílio de Trento em: brainly.com.br/tarefa/18628052
Bons estudos!