• Matéria: Artes
  • Autor: CaioDaWae
  • Perguntado 6 anos atrás

1: Por que a iluminação nas igrejas românicas era tão escassa? 2: Qual a função religiosa das torres pontiagudas nas catedrais Góticas? 3: O que são as rosáceas, que fazem parte das construções góticas? 4: Explique a razão arquitetônica pelo exagero de detalhes na arte barroca. 5: De acordo com o formato das linhas que representam principalmente o frontão de uma construção barroca, explique o que são as curvas e volutas.

Respostas

respondido por: jvsmolareck
3

Resposta:1.por ser uma igreja para rezar

2.Arquitetura gótica é um estilo arquitetónico que é evolução da arquitetura românica e que precede a arquitetura renascentista. Teve seu início no norte da França entre os anos 1050 e 1100, originalmente chamando-se "Obra Francesa" (Opus Francigenum), embora a Catedral de Dublim, na Irlanda, fundada no ano 1030, já possa ser classificada como pré-gótica. O termo "gótico" só apareceu na época do Iluminismo nos séculos XVII e XVIII como um insulto estilístico, já que, para os iluministas, a arte gótica era bárbara, sendo tipicamente Medieval. A palavra "gótico" é em referência aos godos, povo bárbaro germano.

3.O florão, como o nome indica, é um elemento no formato de flor que decorava o interior ou exterior das construções. Eram feitos em pedra e tinham função apenas decorativa

4.A arquitetura barroca (AO 1945: arquitectura barroca) é o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo Renascimento e maneirismo, inicia-se a partir do século XVII, durante o período do absolutismo,[1] e decorre até a primeira metade do século XVIII.[2] A palavra portuguesa “barroco” define uma pérola de formato irregular (pérola imperfeita).

5.Na arquitetura barroca, a expressão típica são as igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contrarreforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.

Explicação:

Perguntas similares