Com o fim do Regime MIlitar, quem assumiu o poder? Explique
Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado!
Explicação:
Antônio Carlos Muricy e outros durante visita de Humberto Castelo Branco a Recife (junho 1964).Articulações bem-sucedidas na área militar de um grupo de oficiais pró-Castelo e o apoio dos principais líderes políticos civis favoráveis ao golpe foram decisivos para que, no dia 15 de abril de 1964, Castelo Branco assumisse a presidência da República, eleito, dias antes, por um Congresso já bastante expurgado. O novo presidente assumiu o poder prometendo a retomada do crescimento econômico e o retorno do país à "normalidade democrática". Isto, no entanto, só ocorreria 21 anos mais tarde. É por isso que 1964 representa um marco e uma novidade na história política do Brasil: diferentemente do que ocorreu em outras ocasiões, desta vez militares não apenas deram um golpe de Estado, como permaneceram no poder.
Resposta:
O regime ou ditadura militar acabou quando José Sarney passou a ser presidente. Dando início a Nova República, ou Sexta República.
Explicação:
Os militares não queriam uma abertura democrática plena no Brasil, mas sim uma abertura que pudesse ser controlada. Essa abertura democrática da ditadura falhou, pois isso favoreceu que a população brasileira fixa-se a ideia que lutar por um regime verdadeiramente democrático. Mas os grupos de militares que não aceitavam o abrandamento do regime. O fracasso da abertura controlada dos militares consolidou-se durante o governo de João Figueiredo. Então em 1983 e 1984, a população brasileira engajou-se na Campanha das Diretas Já (retorno do direito de escolher quem seria o presidente do país). No entanto a campanha fracassou. Em 1985, a eleição indireta aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar.