a) “O mundo sensível é uma ilusão (Maya) que mascara uma realidade una e transcendente.” Em quais momentos de nossas vidas, é evidente perceber as ilusões do mundo sensível e qual é a forma de não nos seduzirmos por elas?
b) Como a vontade pode ser condicionada por interesses externos a nós e como ela se configura em ferramenta de controle social?
Respostas
1) Nos momentos em que você olhar para o lado ver que apenas poucas pessoas estão do seu lado.
Muitas pessoas acabam se iludindo com falsas amizades e com a ideia de que o consumismo é o remédio para resolver os problemas (familiares e profissionais) do cotidiano.
Por fim, seguem duas sugestões para você não deixar se seduzir por tais ilusões: se conhecer como pessoa (com a ajuda de livros e profissionais competentes) e valorizar os seus ganhos financeiros, que são frutos do suor do seu trabalho diário.
2) Como algo necessário para satisfazer uma necessidade pessoal. Essa é a ideia que a Indústria Cultural propaga em vários canais de comunicação, como TV, Internet e Rádio.
Dessa forma, a vontade de consumir (produtos e serviços) vem como como uma insistência das propagandas realizadas pelas empresas que fazem parte da Indústria Cultural.
Espero ter ajudado. :)