Respostas
Resposta:
A) Observe as figuras acima e nomeie as estruturas acimas indicadas pelos números.
Resposta:
1- Fossas nasais
2- Faringe
3- Laringe
4- Traqueia
5- Brônquios
6- Pulmões
7- Alvéolos pulmonares
B) Indique a região onde se localizam os alvéolos pulmonares e apresente sua função.
Resposta: Número 7.
Os Alvéolos Pulmonares são minúsculos sacos aéreos, presentes nos pulmões, envolvidos por capilares sanguíneos e uma fina membrana. Situam-se onde terminam as finas ramificações dos brônquios. Os alvéolos podem se apresentar isolados ou em grupos, formando os chamados sacos alveolares.
8- Indique a região da célula onde ocorre a respiração celular e explique como ela ocorre.
Resposta: A respiração de uma célula ocorre na mitocôndria, por meio de absorção de O² e liberação de CO², Água e principalmente ATP (Energia).
Do ponto de vista da fisiologia, o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente é chamado de ventilação, respiração ocorre apenas na célula, operação executada pela mitocôndria.
Explicação:
Para ficar mais fácil de entender cada órgão da figura:
1- Fossas nasais: também conhecidas como cavidades nasais, são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, terminando na faringe. No seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que forçam o ar a turbilhonar.
2- Faringe: é um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. É um canal muscular membranoso, que se comunica com o nariz e a boca, ligando-os à laringe e ao esôfago.
3- Laringe: é um órgão do sistema respiratório situado no plano mediano e anterior ao pescoço que, além de via aerifica é órgão da produção de som. Esse órgão se estende da faringe a traqueia e é composto por cartilagens revestidas por uma membrana mucosa que fica dobrada, formando as pregas vocais.
4- Traqueia: é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecido por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões.
5- Brônquios: são condutos cartilaginosos localizados na porção mediana do tórax, abaixo da região inferior da traqueia; e se estendem desde o ponto da ramificação desta até o hilo pulmonar. O brônquio direito é mais vertical, curto e largo que o esquerdo.
6- Pulmões: Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
7- Alvéolos pulmonares: Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue. Quando inspirado, o oxigênio se espalha pelo sangue. Enquanto isso, o gás carbônico difunde-se para o interior dos alvéolos. As trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo ocorrem durante um processo chamado de hematose – quando o ar é inspirado e oxigena os pulmões. Em cada pulmão existem milhões alvéolos.