Respostas
O grego moderno foi elevado à condição de língua oficial da Grécia há pouco mais de 40 anos, precisamente em 1976. Antes, o chamado “katherévoussa”, uma vertente do grego clássico que veio do grego bizantino, era o idioma oficial daquele país.
A língua grega também é conhecida por ser o idioma original do Novo Testamento, parte da Bíblia Sagrada que conta, principalmente, as histórias de Jesus Cristo. Fala-se que a escolha pela língua se deu em razão da maior possibilidade de alcance do texto, já que a língua era popular à época – mais do que o hebraico e aramaico. Inclusive, estudiosos dizem que o próprio Jesus dominava a língua, utilizando-a em algumas situações, embora usasse com maior frequência o aramaico.
O grego também está bastante presente na essência de várias línguas, incluindo a nossa língua portuguesa. Há vários sufixos e prefixos de palavras gregas no português, sobretudo nas áreas da ciência, medicina, astronomia, física, química e matemática. O cânone da literatura grega antiga inclui obras de importância monumental, que influenciaram de maneira decisiva o cânone da literatura ocidental posterior; entre as obras de destaque estão poemas épicos como a Ilíada e a Odisseia.Também foi a língua na qual diversos dos textos fundamentais da filosofia ocidental, como os diálogos platônicos e as obras de Aristóteles, foram escritos; o Novo Testamento da Bíblia cristã foi escrito no grego koiné. Juntamente com os textos latinos e as tradições do mundo romano, o estudo dos textos gregos e das sociedades da Antiguidade foram a disciplina da História e Arqueologia Clássica.