• Matéria: História
  • Autor: ececchini1
  • Perguntado 6 anos atrás

A respeito do contato dos europeus com os nativos nas Américas, podemos encontrar as definições de "CIVILIZAÇÃO" e "BARBÁRIE" nesse contexto. Quem eram os lados representados pelos termos em destaque? Explique quem se achava superior a quem e por que essa visão pode ser um tanto etnocêntrica.Rapido porvafor!!!! Estou em prova dou melhor resposta e tudo


umapessoaporail2: Mto obrigado
mspiccoli5: Dnd

Respostas

respondido por: mspiccoli5
2

Resposta:

Civilização: Os portugueses é claro.

Barbárie: Os índios, principalmente no quesito do canibalismo.

Podemos ver, em sua grande maioria, que os portugueses achavam que possuíam uma superioridade aos nativos. Foi usado como parâmetro a forma na qual os índios viviam, suas vestimentas, seus equipamentos bélicos muito rudimentares e também a maneira mais branda de se viver em uma região com abundância de alimento.

Mas isso não quer dizer que a todo momento vemos os portugueses sendo superiores aos nativos. Os nativos ajudaram os portugueses em várias batalhas, um exemplo bom disso é quando a França invade o Rio de Janeiro em 1555. Outro exemplo é a ajuda dos índios aos bandeirantes por conhecerem bem as terras.

Temos também os padres Jesuítas que tinham alguma feição aos índios sendo descrito historicamente como os primeiros contra a sua escravidão.

De fato existia a etnocêntria dos portugueses em relação aos índios mas, com toda certeza, seu relacionamento foi melhor do que em relação as negros que vieram da África.

Explicação:

Perguntas similares