Explique o que são as figuras de linguagem Comparação e Metáfora; qual é a diferença entre elas? E dê cinco (5) exemplos de cada:
Respostas
Resposta:
Explicação:
As figuras de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos revelam a sensibilidade de quem os utiliza, traduzindo particularidades estilísticas do emissor da linguagem. As figuras de linguagem exprimem também o pensamento de modo original e criativo, exploram o sentido não literal das palavras, realçam sonoridade de vocábulos e frases e até mesmo, organizam orações, afastando-a, de algum modo, de uma estrutura gramatical padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos. As figuras de linguagem costumam ser classificadas em figuras de som, figuras de construção e figuras de palavras ou semânticas.
comparaçao=ocorre comparação quando se estabelece aproximação entre dois elementos que se identificam, ligados por nexos comparativos explícitos, como tal qual, assim como, que nem e etc. A principal diferenciação entre a comparação e a metáfora é a presença dos nexos comparativos.
“E flutuou no ar como se fosse um príncipe
metafora=consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. Na metáfora ocorre uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
“Meu pensamento é um rio subterrâneo
Na metáfora ocorre uma comparação entre dois elementos com características em comum. Essa característica não se encontra, contudo, salientada, estando a comparação implícita.
“As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.” (Mário Quintana)
“Mas a girafa era uma virgem de tranças recém-cortadas.” (Clarice Lispector)
comparaçao
Meu irmão é teimoso como uma mula.
Seus olhos brilhavam que nem esmeraldas.
Nunca me vergarei e, tal qual uma árvore, morrerei de pé.