1) Nesse texto, em "Com fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho.", a expressão "tô/to" é típica da linguagem: * 1 ponto A) formal. B) regional. C) científica. D) coloquial. 2) Em: "Só quer batata frita e carne, carne e batata frita!", qual o efeito de sentido decorrente do uso da repetição das palavras? * 1 ponto A) A repetição de palavras arca a continuidade do tema que está em foco: a preferência alimentar dos pais. B) A repetição de palavras funciona para criar uma contraposição entre os alimentos "batata frita e carne". C) A repetição de palavras funciona para enfatizar/reforçar a ideia de que o filho só gosta desses alimentos. D) A repetição de palavras ocorre para indicar uma sugestão da mãe em relação ao que o filho deve comer.
Respostas
1) D) coloquial.
2) C) A repetição de palavras funciona para enfatizar/reforçar a ideia de que o filho só gosta desses alimentos.
"Tô" é uma expressão coloquial, utilizada no dia-a-dia em situações informais, em uma conversa com amigos e familiares. Segundo a norma culta, seria: ''Estou''.
Dessa forma, utilizamos esse tipo de linguagem somente em situações espontâneas, porém, quando escrevemos um texto, é muito importante que utilizemos a linguagem formal.
As figuras de construção são utilizadas para fazer alterações intencionais das estruturas sintáticas com o objetivo de atribuir maior expressividade ao seu significado.
Nesse caso, a inversão e a repetição dão uma maior ênfase aos alimentos que o menino come.
Resposta:
1 D
2 C
Explicação:
fiz no classrom e estava certo