Respostas
Resposta:
5 tá bom né ?
Explicação:
1. Meningite fúngica
Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. A doença é causada por fungos cryptococcus, e o contágio ocorre pela inalação do ar com pequenas células contaminadas. A doença é bastante preocupante e apresenta risco de morte, principalmente para pacientes com HIV, pessoas debilitadas e com baixa imunidade.
2. Peniciliose
É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. A doença é considerada grave, pois pode atingir diversos órgãos vitais do corpo, como o pulmão, os rins e fígado. A Peniciliose é especialmente perigosa para pessoas soropositivas e com baixa imunidade, pois essas condições favorecem que a infecção se espalhe pelo organismo. O tratamento é realizado a partir da administração de medicamentos antifúngicos.
3. Histoplasmose
A Histoplasmose é uma doença fúngica que atinge, principalmente, o pulmão do paciente infectado. O fungo Histoplasma capsulatum, causador da doença, é encontrado nas fezes de morcegos e pássaros, e a doença é transmitida por meio da inalação de esporos do fungo presentes no ar.
Pacientes com câncer, HIV ou idosos estão mais suscetíveis a desenvolverem a forma severa da infecção, que pode levar a problemas no coração e meningite.
4. Candidíase
Considera-se candidíase todas as infecções causadas pelas espécies do fungo Candida. Essas infecções podem ocorrer em diversas áreas do corpo, como a genitália feminina, genitália masculina, pele, boca e esôfago.
Por se tratar de uma doença bastante comum, muitas pessoas negligenciam o seu tratamento, o que é muito perigoso. A candidíase pode chegar ao sangue e espalhar-se pelos órgãos vitais, podendo ser fatal.
5. Onicomicose
É difícil imaginar que algo simples, como uma micose na unha, pode representar um grande perigo para sua saúde. A infecção fúngica nas unhas é bastante comum e deve ser tratada assim que surgirem sintomas como unhas frágeis, deformadas e quebradiças ou dor nos dedos.
A melhor forma de prevenir doenças causadas por fungos é evitar a exposição a ambientes poluídos, não usar roupas muito apertadas no calor, não permanecer durante muito tempo com roupas úmidas e enxugar bem todas as partes do corpo após o banho.