Respostas
A maioria dos autores acredita que a história da ferrovia alagoana teve início em 1864 quando foram autorizados os estudos necessários à construção de uma via férrea que trilhasse pontos e bairros específicos para o desenvolvimento econômico e social da cidade de Maceió. Em 1866, por iniciativa do presidente da província, Graciliano Aristides do Prado Pimentel, foi elaborado em parceria com a Cia. Baiana de Navegação, o projeto para instalação de um serviço de “tramways” entre Maceió, Jaraguá e Trapiche da Barra.
Inaugurado em 25 de março de 1868, o primeiro ramal ferroviário de Alagoas ligava o histórico bairro de Jaraguá ao centro de Maceió, com outro ramal para o bairro do Trapiche da Barra. Como todo o serviço da época, eram pequenos bondes puxados por burros e trafegando sobre cinco quilômetros de trilhos de bitola métrica.
Com o movimento dos trens sobre os trilhos, as cidades ferroviárias das Alagoas ganharam força. O comércio deu um grande impulso e a arrecadação aumentou consideravelmente. O prolongamento do ramal de Viçosa, foi construído no início do século XX, passando por Palmeira dos Índios até Porto Real do Colégio.