A Teoria da Dependência buscava ampliar a teoria do subdesenvolvimento, agregando a noção de imperialismo a partir da dependência que os países periféricos tinham em relação aos países centrais. É correto afirmar que:
a) O atraso tecnológico e a ausência de poder nas relações comerciais por parte dos países periféricos reforçavam a necessidade de independência. E a dominação era exercida exclusivamente por grupos externos, que reforçavam a exclusão das classes populares.
b) Os países periféricos se fortaleceram com o pacto latino, responsável pelo avanço na pesquisa tecnológica e nas relações comerciais, sobretudo, no cenário brasileiro.
c) A Teoria da Dependência propôs uma revolução armada, para retirar das elites brasileiras e argentinas a hegemonia econômica e comercial, para entregá-la ao Estado.
d) O atraso tecnológico e a ausência de poder nas relações comerciais por parte dos países periféricos reforçavam a dependência. E a dominação não era exercida apenas por grupos externos, mas também por elites locais, que colaboravam na reprodução da exclusão das classes populares. Logo, há uma parceria entre o imperialismo (externo, internacional, hegemônico e, portanto, majoritário) e os grupos dominantes internos (domésticos e minoritários).
e) Os países periféricos não se fortaleceram com o pacto latino, responsável pela pesquisa tecnológica e pelas relações comerciais no continente, sobretudo, no cenário brasileiro e argentino.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A alternativa correta é a letra D
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás