qual era o objetivo principal da Enciclopédia?
Respostas
Resposta:
era compilar todo o conhecimento relevante da época de todas as áreas do conhecimento, como: História, Geografia, Economia, Matemática, Filosofia e Artes.
O principal objetivo da Enciclopédia era compilar todo o conhecimento relevante da época em que foi escrita nas mais diversas áreas do conhecimento, como: História, Filosofia, Direito, Economia, Geografia, Matemática, Artes e Ofícios. O caráter universal do pensamento dos enciclopedistas fica claro na apresentação dessa obra:
“[A ordem enciclopédica dos nossos conhecimentos] consiste em reunir no menor espaço possível, e colocar, por assim dizer, o Filósofo nesse vasto labirinto em um ponto de vista elevado de onde ele possa perceber a um só tempo as Ciências e Artes principais; ver de relance os objetos de suas especulações, e as operações que pode realizar a partir deles; distinguir os ramos gerais dos conhecimentos humanos, os pontos que os separam ou os unem; e entrever eventualmente os caminhos secretos que os aproximam. É uma espécie de mapa-múndi que deve mostrar os principais países, sua posição e dependência mútua, o caminho em linha reta que vai de um a outro; caminho muitas vezes repleto de obstáculos, que não pode ser conhecido em cada país a não ser pelos seus habitantes ou por viajantes, e que não será exibido a não ser em mapas singulares com muitos detalhes. Esses mapas singulares serão os diferentes artigos da nossa Enciclopédia […].” (NAPOLITANO; VILLAÇA, 2013, p. 92).
Outra proposta da Enciclopédia era transmitir de uma maneira acessível o conhecimento, no intuito de instruir e, por consequência, emancipar seus leitores. Por isso, os verbetes estavam organizados em ordem alfabética, para que qualquer pessoa, independente de seus conhecimentos prévios, pudesse encontrar o assunto que lhe interessava com facilidade. É o que fala o historiador Jorge Grespan (2008, p. 51) em sua obra sobre a Revolução Francesa e o Iluminismo:
“Esse duplo papel define bem o projeto da Enciclopédia, na qual o conhecimento possui um caráter crítico e emancipatório que acompanha necessariamente o informativo.”
Essa intenção estava muito alinhada com as ideias do Iluminismo, movimento intelectual que tinha por objetivo iluminar as trevas da ignorância com a luz do conhecimento para libertar a população oprimida.