• Matéria: Geografia
  • Autor: gellili99
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual a diferença entre limite teórico e limite prático?


jilvan14: Então, por convenção, decidiu-se que existiria o limite prático, que são os limites teóricos extendidos até um certo ponto onde facilite para as pessoas identificarem quando mudar seus relógios..

Ex: Até o litoral, é GMT-3, porém... se você for para Fernando de Noronha, você tem que adiantar uma hora do seu relógio..
O ponto que facilita saber quando mudar é o oceano!

Pode ver que no teórico, a linha de GMT-2 já pega alguns pontos do nordeste ao leste!
jilvan14: Os fusos horários são estabelecidos a partir de 15 em 15º de longitude. Essas medidas são de uma precisão danada. Assim poderia acontecer q se o limite de um fuso "cortasse" um bairro por exemplo o q acontece, as horas ali seriam diferentes. P evitar esse inconveniente criou-se o limite prático, que é um desvio do teórico c a finalidade de evitar certos transtornos p a população. Assim uma mesma cidade ou estado fica com a mesma hora ao invés de ficar c horas diferentes, caso adotasse o limite p

Respostas

respondido por: Anônimo
13
Os limites práticos são os limites adotados por países de grande extensão para definir a variação de seu fuso horário.

O Brasil por exemplo, abrange 4 fusos diferentes na teoria, o que ia diferenciar 2 horas a mais do Acre em relação ao horário oficial do país, que é o de Brasília. Por isso foi definido um limite prático de 3 fusos dentro do território, assim, Acre e alguns outros tem apenas 1 hora de diferença em relação a Brasilia.

Já os teóricos, como já foi falado, são aqueles que foram divididos seguindo um padrão, onde em cada fuso se adiciona 1 hora ou tira-se uma hora. Mas se formos analisar cada país, eles adotam horários conforme interesses diversos.
Perguntas similares