Respostas
Resposta:
O canto do galo serve a Pedro para recordar as palavras de Cristo; é como se fosse a voz da sua consciência. A virtude dele está no fato que ouviu o cantar do galo e lembrou da mensagem de Cristo. Nós estamos dispostos a ouvir a voz da nossa consciência, o canto do galo, e recordar o nosso compromisso?
Podemos dizer que Judas agiu livremente dentro de sua depravação, ele foi tão livre quanto pôde ser dentro do que sua natureza caída lhe possibilitava. Por sua própria ignorância ele resolveu não reconhecer um ato de adoração sincera (João 12:4,5), por sua própria escolha ele resolveu roubar os recursos que lhes tinham sido confiado (João 12:6), bem como por sua própria responsabilidade ele foi capaz de trair Jesus. Portanto, Jesus foi traído porque assim foi determinado por Deus desde a eternidade, e Judas o traiu porque foi uma pessoa perversa que rejeitou a revelação de que Cristo é o Filho do Deus vivo, e instigado pelo Diabo, ele não se importou em entregar Jesus por trinta moedas de prata. Dessa forma, ele foi plenamente responsável por suas ações e certamente será punido por toda a eternidade.
Explicação:
Não creio que devamos interpretar simbolicamente a figura do galo. Basta que nos coloquemos no contexto de uma vida mais modesta, parecida com aquela da roça, muito diferente das cidades modernas. No sítio, é o galo a anunciar o amanhecer. Também na Jerusalém antiga. O galo indica um novo dia e, em específico, aquele em que Jesus morreria sobre a cruz