• Matéria: Filosofia
  • Autor: pauloescola147
  • Perguntado 6 anos atrás

1 – Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como Sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar os jovens principalmente a arte da argumentação. Abaixo, CONSIDERE as afirmações sobre a importância que esta (arte) tinha em seu pensamento.

I. Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias.
II. Os sofistas acreditavam que uma boa argumentação era a única maneira de se chegar ao conhecimento da verdade absoluta.
III. Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.
a. ( ) Apenas a III é verdadeira.
b. ( ) Apenas a I é verdadeira.
c. ( ) Apenas a I é falsa.
d. ( ) Apenas a II é verdadeira.
e. ( ) Apenas a II é falsa.

Respostas

respondido por: juliakalazans
14

Resposta:

pet 5 filosofia semana 1

Explicação:

1. e) Apenas a ll é falsa.

2. a) todas são verdadeiras.

respondido por: larissamagrani
0

Os sofistas entendiam que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da retórica (E).

Os sofistas, para Sócrates, não tinham compromisso com a verdade. Com o intuito de convencer, os sofistas acreditavam que a verdade partia do homem e deve ser mediada pela palavra.

A famosa frase de Protágoras diz: "O homem é a medida de todas as coisas" e afirma que cabe ao homem revelar a verdade, pois a verdade não é evidente. Assim, a verdade parte do sujeito e não existe de modo intrínseco e inato.

Já Sócrates defendia a vida filosófica, onde a verdade era o seu fim. Por isso, a filosofia não deve ser usada para convencimento, mas para proclamar a verdade que há nas coisas.

Link: brainly.com.br/tarefa/5806865

Anexos:
Perguntas similares