Respostas
A matemática está tão presente no mundo moderno que é difícil imaginar a vida sem ela, mas de onde ela veio exatamente? Nós inventamos ou é algo que descobrimos?
O povo da Grécia Antiga não teria a menor dúvida em relação a isso. O filósofo Pitágoras e seus seguidores eram tão fascinados pelos padrões matemáticos que acreditavam que os números eram um presente divino.
Parte do encantamento deles se devia a experimentos com a música. Eles descobriram padrões que relacionavam os sons emitidos a proporções numéricas, das quais derivava a beleza e o deleite musical.
Para eles, não poderia ser mera coincidência: era um portal para o mundo dos deuses.
"Qualquer som que você ouve é produzido por algo que está se movendo. Se você faz uma corda vibrar, ela produz um som", explica o matemático e músico Ben Sparks à BBC.
"O que os gregos perceberam é que você pode fazer a corda vibrar duas vezes mais rápido, reduzindo seu comprimento pela metade."
Assim, se você tocar uma corda tensionada, produzirá uma nota. E se tocar novamente, mas desta vez pinçando a corda na metade do seu comprimento, você imobilizará parte dela, e apenas a outra metade vai vibrar, o que produzirá uma nota diferente.
explicação passo a passo...