• Matéria: Artes
  • Autor: marystella67
  • Perguntado 5 anos atrás

PERGUNTA 4
Analise, com atenção, as seguintes abordagens temáticas recorrentes em obras de artistas brasileiros,
procurando identificá-los.
L. Consumo e mídia, reflexo do impacto da sociedade industrial moderna no campo das artes.
11. Investigação das propriedades sensoriais não visuais de objetos cotidianos apropriados.
UI. Etnia e universo feminino, hostilidade e preconceito que as mulheres afrodescendentes vivenciam.
IV. Estudo das possibilidades de percepção sensorial através da experiência corporal.
a. Guto Lacaz; Nelson Leirner; Nazareth Pacheco; Lygia Pape
b. Nelson Leirner: Lygia Clark: Rosana Paulino; Hélio Oiticica
OC Cildo Meireles: Lygia Clark, Nazareth Pacheco; Lygia Pape
d. Guto Lacaz Cildo Meireles: Rosana Paulino; Lygia Clark
e. Nelson Leirner: Cildo Meireles; Leda Catunda; Lygia Clark
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Respostas

respondido por: gisleineguilger
3

Resposta:Pergunta 1

0,17 em 0,17 pontos

Muitos artistas contemporâneos brasileiros apropriam-se de objetos cotidianos na execução de suas obras. Em alguns casos, esses objetos estão intimamente relacionados a uma abordagem temática característica do artista ou, ainda, tornam-se uma identidade estilística de toda a sua produção artística.

Associe os artistas (Coluna A) aos objetos cotidianos recorrentes em sua produção artística (Coluna B).

Coluna A

I. Farnese de Andrade

II. Guto Lacaz

III. Leda Catunda

IV. Nazareth Pacheco

Coluna B

1. Bonecas, imagens religiosas, oratórios, gamelas.

2. Cobertores, colchas e toalhas.

3. Instrumentos cirúrgicos, giletes, lâminas e agulhas

4. Produtos Industrializados.

Resposta: a. I-1; II-4; III-2; IV-3

Pergunta 2

0,17 em 0,17 pontos

Associe as seguintes obras (Coluna A) aos termos correspondentes (Coluna B).

Coluna A

Coluna B

1. Engajamento político

2. Identidade

3. Interação arte-público

4. Ressignificação de objetos cotidianos

Resposta: I-2; II-1; III-3; IV-4

Pergunta 3

0,17 em 0,17 pontos

Analise as seguintes assertivas sobre a presença do Objeto no cenário artístico brasileiro quanto à sua veracidade (verdadeiro ou falso).

I. O Objeto surgiu no cenário artístico brasileiro na década de 60, quando o país efetivamente se configurou como uma nação urbana e em decorrência de uma pluralidade de atitudes artísticas contrárias à hegemonia da pintura e da escultura no cenário artístico nacional.

II. O Objeto Participativo surgiu das experimentações dos artistas integrantes do Concretismo, movimento artístico que preconizava a incorporação da dimensão social na produção artística e a participação ativa do espectador nas obras.

III. Nas décadas de 60 e 70, o objeto esteve frequentemente associado ao posicionamento politicamente engajado de artistas brasileiros e, a partir da década de 80, tornaram-se mais comuns as abordagens intimistas e os discursos sobre identidade.

IV. O Objeto como arma de guerrilha surgiu como uma resposta artística à censura imposta pelo Regime Militar, instituído em 64, e intensificada pelo Ato Institucional nº 5, de 68.

Resposta: V - F - V - V.

Pergunta 4

0,17 em 0,17 pontos

Associe os artistas (Coluna A) às respectivas abordagens conceituais de suas obras produzidas a partir da apropriação de objetos cotidianos (Coluna B).

Coluna A

I. Bispo do Rosário

II. Nelson Leiner

III. Waldemar Cordeiro

IV. Waltercio Caldas

Coluna B

1. Transformação das proposições puramente estruturais para outras de ordem semântico-estrutural.

2. Estritamente mística.

3. Questionamento sobre as suas significações da arte, abordando-a como um exercício de linguagem e um jogo.

4. Retomada da tese duchampiana de que não há a suposta aura criativa dos artistas e de que qualquer pessoa pode fazer arte ao apropriar-se de coisas e modificá-las nesse ato.

Resposta: I-2; II-4; III-1; IV-3

Explicação: Nota máxima nas AS

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