• Matéria: Física
  • Autor: claudiatrindade22
  • Perguntado 5 anos atrás

10. Leia o texto a seguir e em seguida responda às perguntas que se seguem.

Nas nuvens as cargas positivas estão entre 6 e 7 km de altura, enquanto que as negativas, entre 3 e 4 km. A diferença de potencial entre a parte negativa da nuvem e a Terra varia entre 10 MVe1 GV. Para que uma descarga elétrica (raio) tenha início é necessário que o ar se torne condutor. Uma vez que a descarga piloto atinge o solo, tem inicio uma segunda etapa: a descarga principal. Ela é de grande luminosidade, dirigida da Terra para a nuvem, tem velocidade da ordem de 30.000 km/s e a ela está associada uma corrente elétrica de intensidade variando entre 10 KA e 200 kA. A descarga principal segue, aproximadamente, o caminho da descarga piloto que lonizou o ar. Normalmente, quando se menciona um raio, referimo-nos à descarga principal. A ação destruidora dos raios deve se á elevada corrente da descarga principal. Ela provoca aquecimento (chegando às vezes ter consequéncia explosiva ou incendiária) e efeitos dinámicos devido à rápida expansão da massa de ar.

a) Por que as nuvens se eletrizam?

b) A duração de um raio é de aproximadamente 1 milissegundo. Para o menor valor de corrente elétrica mencionado no texto, quanta carga elétrica é transportada no raio?

c) Considerando a menor tensão elétrica mencionada no texto, e a sua resposta do item anterior, quanta energia é transformada durante um raio?

alguém me ajuda, pfvr!!! ​

Respostas

respondido por: Luishc137
0

Resposta:A) O movimento intenso de massas de ar no interior das nuvens gera atrito entre moléculas de água e gelo, causando a eletrização da nuvem, que terá as cargas elétricas separadas de modo que a sua base e o topo possuirão cargas elétricas de sinais opostos.

B) uma corrente elétrica de intensidade variando entre 10 KA e 200 kA.

C) A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères

Espero ter ajudado

Explicação:

Perguntas similares