• Matéria: Filosofia
  • Autor: cassiagallotti
  • Perguntado 5 anos atrás

ALGUÉM ME AJUDA PFVV! Com base no texto, observe a tira e responda as questões a seguir:
1) Qual a crítica apresentada na tira?
2) O consumidor tem responsabilidade com relação à aquisição de um produto,
considerando as condições de mão e obra que o produziu? Exemplo: ao comprar um produto
você acha que o consumidor tem o dever de saber as condições de trabalho do trabalhador
que o produziu (trabalho escravo, remuneração baixa, condições de trabalho degradante,
etc.)?

Anexos:

Respostas

respondido por: Braboxff1
3

Resposta:

1 - A crítica expressada na tira é a de que os produtos fabricados na China (mas não só na China), representada pelo ideograma na tira, são construídos tomando como base relações de trabalho abusivas, desrespeito aos direitos humanos e à dignidade humana, de modo que é pago um preço humano alto para que estes produtos sejam consumidos.

2 - Discutir a responsabilidade do consumidor e o consumo consciente é importante, pois qualquer pessoa sensata diria que seria imoral consumir produtos feitos utilizando o trabalho escravo, como ocorria no século XVIII, por exemplo.  

Contudo, discutir apenas o consumo consciente não basta, se não formos discutir também o sistema de produção responsável por aquele produto. Os produtos não são produzidos na China (e em outros países do continente asiático) por serem estes trabalhadores "mais competentes" ou "mais dispostos" para o trabalho (tese, aliás, que os defensores da escravidão usavam sobre os negros e a colheita de algodão), mas são produzidos lá pois os salários são péssimos e os produtos se tornam consideravelmente mais baratos.

Nós, como sociedade, devemos tolerar o sofrimento humano e condições de trabalho análogas à escravidão para economizar dinheiro e garantir a competitividade da nossa economia? Esta é uma atitude ética? De que modo poderíamos garantir que isto não se repita? Apenas respondendo a estas perguntas seremos minimamente capazes de responder o problema. O problema não é do consumo pessoal de cada um, o problema é sistêmico e só pode ser resolvido com uma mudança sistemática.

Explicação:

Perguntas similares