Para começar esta habilidade devemos iniciar falando sobre os Fenícios.
Os Fenícios ficavam na região do atual Líbano.
Por lá eles fundaram cerca de 25 cidades-estado em uma região infértil para a agricultura, mas de extrema importância estratégica, pois estava próxima a grandes centros da antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Persas), e bem situada ao leste do mediterrâneo.
Além disso, embora a agricultura não fosse possível pela pobreza relativa do solo, áreas de floresta forneciam madeira de boa qualidade. Aproveitando-se deste recurso natural e sua proximidade ao mar, os fenícios desenvolveram a navegação de modo excepcional, tornando o comércio marítimo sua principal atividade econômica.

Os fenícios foram a força predominante no mar Mediterrâneo e de outros mares e oceanos. A colônia fenícias mais famosa foi Cartago, localizada no que é agora a Tunísia, norte da África.
Descendentes dos misteriosos “Povos do Mar” que migraram da Península Arábica, chegaram à costa do que hoje é o Líbano (áreas costeiras deste país, Síria e Norte de Israel, a famosa Canaã da antiguidade) há cerca de 3.500 anos. E estabeleceram grandes cidades em Beirute, Byblos, Tiro, Sidon e Baalbek... Conseguiram desenvolver habilidades de navegação, e a construção naval, mais avançadas que os de todas as culturas que cercam o Mediterrâneo. Uma potência naval. Eles inventaram a quilha (parte do barco que fica debaixo da agua que facilita a navegação), o calafeto (para vedar a entrada d’água entre as tábuas) e as esculturas assírias.
Perto do fim da era do bronze (cerca 1300-700 a.C), os egípcios não eram um povo marítimo, e as civilizações grega e hebraica ainda não tinham se desenvolvido até o ponto em que poderiam fazer extensas viagens marítimas (e nenhum registro escrito é conhecido a partir desse momento). Os fenícios, no entanto, navegaram pelo Mediterrâneo. Fizeram viagens fora do Estreito de Gibraltar, no Atlântico, e extensas viagens ao longo da costa da África.

Cultura dos Fenícios:
Do ponto de vista cultural os fenícios acabaram assimilando e ajudando a difundir diversos elementos culturais dos povos que se relacionavam. Eram politeístas (vários deuses) e seus deuses representavam elementos ou fenômenos da natureza, em sua maioria.
Cada cidade homenageava um deus de maneira mais contundente, como se fosse um padroeiro e assim como os gregos esses navegadores sacrificavam animais em homenagem a esses deuses. Sepultavam seus mortos e era comum enfeitarem as sepulturas com motivos egípcios.
Por sua vez, para facilitar a comunicação e os registros de seus negócios comerciais desenvolveram um novo sistema de escrita (já vimos no início do segundo bimestre) baseado nos alfabetos cuneiformes mesopotâmicos e hieróglifos egípcios que acabou influenciando o alfabeto grego e consequentemente o nosso alfabeto atual.
RESPONDA COM ATENÇÃO OS EXERCÍCIOS:
1-Durante a leitura do texto, você encontrou semelhanças ou diferenças entre as fontes? Justifique sua resposta.
...................................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................................
2-Quais os motivos que levaram os Fenícios a desenvolveram a navegação?
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1-diferenças. pois as culturas falam e diferenciam .
2- para poderem exportar o comércio. pois com cavalos não daria como eles exportar ,mais desenvolveram a navegação. ❤
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás