• Matéria: Pedagogia
  • Autor: saueressignandapaula
  • Perguntado 5 anos atrás

A proposta metodológica de Paulo Freire alcançou extensa popularidade em muitas partes do mundo. Ele entendia que a alfabetização de adultos deveria seguir uma trilha metodológica, movida pela seguinte busca: do mundo à palavra e da palavra ao mundo. “Movimento em que a palavra dita flui do mundo mesmo através da leitura que dele fazemos. De alguma maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de ‘escrevê-lo’ ou de ‘reescrevê-lo’, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. Este movimento dinâmico é um dos aspectos centrais, para mim, do processo de alfabetização. Daí que sempre tenha insistido em que as palavras com que organizar o programa da alfabetização deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares”. FREIRE, P. A importância do ato de ler : em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1989. p. 13.

No que se refere às certezas metodológicas de Paulo Freire, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O educador precisa refletir e reconhecer os direitos dos educandos pronunciarem as suas palavras.
II. ( ) Configura como razoável erro metodológico dos educadores da EJA impedirem diálogos dos educandos.
III. ( ) A pesquisa do universo temático popular e do conjunto de temas geradores é necessária na educação.
IV. ( ) O universo vocabular a ser usado nas experiências educativas devem ser pesquisadas, estritamente, em manuais de cultura popular tradicional.
V. ( ) Os educandos devem ser respeitados nas suas criatividades e responsabilidades, bem como nas construções das linguagens escritas.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

F, F, V, F e V.
V, V, V F e F.
F, V, V, F e V.
V, F, V, F e V.
V, F, F, V e V.

Respostas

respondido por: frutuosogilciane02
4

Resposta:

V, F, V, F e V.

Explicação:

respondido por: miró
0

Resposta:

V, F, V, F,V

Explicação:

todo educador da EJA precisa respeitar o direito dos educandos de pronunciarem as suas palavras, com liberdade. A análise do universo temático popular e do conjunto de temas geradores são imprescindíveis na perspectiva educativa fundamentada em Freire. Os educandos devem ser considerados nas suas criatividades e responsabilidades, bem como nas constituições das linguagens escritas deles.

Perguntas similares