Respostas
Resposta:
Explicação:
Rochas ígneas ou magmáticas
São aquelas que se originaram pela solidificação direta do magma, que nada mais é do que a própria rocha em estado líquido. Assim, se essa solidificação ocorreu no interior da crosta terrestre, chamamos de rochas intrusivas ou plutônicas, como o granito; mas se tal processo se deu na superfície após as erupções dos vulcões, chamamos de rochas extrusivas ou vulcânicas, a exemplo do basalto.
Rochas metamórficas
São aquelas que se originaram a partir do metamorfismo de uma rocha preexistente. Isso ocorre porque algumas rochas sofrem alterações em sua composição química e mineralógica em função da mudança de ambiente e, consequentemente, das condições de temperatura e pressão. Um exemplo é o próprio granito que, ao passar pelo metamorfismo, se transforma em gnaisse.
Rochas sedimentares
São aquelas que se originam pela agregação de partículas de rochas que se desgastaram. Isso ocorre pelo fato de os agentes intempéricos (água, vento, variações climáticas, etc.) transformarem as rochas gradativamente em pequenas partículas, chamadas de sedimentos (a exemplo da areia da praia). Esses sedimentos podem se acumular em várias camadas e, a depender das condições de temperatura e pressão, se agregarem formando uma composição rochosa coesa, que são as rochas sedimentares. Um exemplo é o calcário.
Cabe ressaltar que, devido a sua gênese, apenas as rochas sedimentares podem apresentar restos ou vestígios fósseis e também os combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.