• Matéria: Pedagogia
  • Autor: krysla
  • Perguntado 9 anos atrás

4:
Paulo Freire critica o currículo existente através do conceito de “educação bancária”. Nesse contexto, o currículo tradicional está afastado da situação existencial das pessoas que fazem parte do processo de conhecer. O currículo deve conceber a experiência dos educandos como a fonte primária para temas significativos ou geradores. Sua teoria é contestada na década de 1980 por Dermeval Saviani na pedagogia histórico-crítica ou pedagogia crítico-social dos conteúdos. A educação só será política quando esta permitir às classes dominadas se apropriarem dos conhecimentos transmitidos como instrumento cultural que permitirá uma luta política mais ampla. A crítica de Saviani à pedagogia libertadora de Paulo Freire está na ênfase dada por esta aos métodos e não à aquisição do conhecimento. (p.03)



Referência

Documentos de Identidade. Resenha elaborada por Osvaldo Mariotto Cerezer para a Revista Aulas. (Disponível na sala no Saiba Mais)



Com base no texto anterior, elabore um texto de sua autoria fazendo uma reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire e Dermeval Saviani. (Texto com 100 a 150 palavras)

Respostas

respondido por: andreiaoliveir1
4
Ao tentar entender sobre educação tendo por base Demerval Saviani e Paulo Freire, percebe-se que suas opiniões são opostas. Para Saviani, educação constitui-se a partir de um processo de trabalho, conforme ele, o homem é um ser que constantemente produz para depois reproduzir, através do trabalho. Para ele tudo passa pela produção da existência humana, pois, o homem está num processo permanente de trabalho para sua sobrevivência, o trabalho se refere tanto na produção de bens materiais, que são para sua subsistência, como não materiais, que são os saberes, conceitos, valores, hábitos, etc. Para Freire, educação parte da ideia de reciprocidade, interação. O homem é um ser em construção, não importando a posição em que estejam, precisam de se relacionar. No ensino em sala de aula, segundo Freire, professores e alunos aprendem, interagem, crescem. Para ele, o homem é um ser consciente que num processo educativo busca construir uma relação.
Perguntas similares