• Matéria: Biologia
  • Autor: ruan2007ramirez
  • Perguntado 5 anos atrás

faça um texto comentando sobre esses métodos contraceptivos e como usar cada um deles​

Respostas

respondido por: deboradellini
4

Resposta:

Os contraceptivos hormonais são métodos para prevenção da gravidez à base de formas sintéticas de hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona. Alguns desses métodos combinam os dois hormônios, enquanto outros têm apenas progesterona.

DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU)  São pequenas peças de plástico no formato da letra “T” ou do número “7”, com cerca de 2,5 a 3cm introduzidas no interior do útero. Podem ser utilizas com hormônio ou ter partes metálicas (cobre). Esse metal atua matando os espermatozoides e impedindo a fertilização. Já o DIU com hormônio libera pequenas quantidades de progesterona no interior do útero provocando alterações do endométrio (camada que reveste o útero) e do muco do colo uterino, dificultando  a entrada dos espermatozoides e a sua sobrevivência. Necessitam ser colocados pelo ginecologista e podem permanecer por alguns anos.

DIAFRAGMA  Normalmente é de silicone, no formato de disco maleável, introduzido no interior da vagina de maneira a formar uma barreira na frente  do colo uterino para não haver a entrada dos espermatozoides no útero. Deve ser introduzido no interior da vagina, previamente ao ato sexual, em conjunto com gel e creme espermicida, para melhorar sua eficácia e aplicação.  maleabilidade do disco permite que ele seja dobrado com os dedos e introduzido facilmente na vagina, á maneira de um absorvente interno, pela própria mulher.  Entretanto, é necessária a orientação do ginecologista para o uso adequado e correto.

CAMISINHA FEMININA  É uma bolsa de plástico leve e frouxa, que se adapta á vagina e protege o colo do útero (parte inferior do útero), as paredes vaginais e se exterioriza na vulva, ficando a camisinha aparente. A penetração do pênis se faz no interior deste dispositivo, contribuindo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.  própria mulher introduz a camisinha no interior da vagina com auxílio dos dedos, á semelhança de introduzir um absorvente interno. Não deve ser usada ao mesmo tempo com preservativo masculino. Pode ser introduzida algumas horas antes do contato sexual, mas deve ser substituída após cada relação.

CONTRACEPTIVO HORMONAL – ORAL  Os contraceptivos orais (ou pílulas anticoncepcionais), podem ser combinadas com os hormônios estrogênio e progesterona, ou apenas progesterona. A principal ação é por interferência na ovulação, mas também modificam o endométrio e o muco do colo do uterino no sentido de dificultar a entrada e a sobrevivência dos espermatozoides.  Ingestão diária de comprimidos. Dependendo  dos tipos e da combinação hormonal, cada marca de pílula apresentará diferentes intervalos entre as cartelas, desde sete dias até o uso contínuo.

CONTRACEPTIVO HORMONAL – INJETAVÉL  Semelhante a pílula, isto é, com associação dos hormônios estrogênio e progesterona ou apenas progesterona. A diferença é que há um maior efeito sobre o endométrio e o muco do colo uterino. Mensal – Associação dos hormônios estrogênio  e progesterona  - é aplicada uma dose do contraceptivo por meio de injeção muscular mensal. Mantém fluxo menstrual nos intervalos das injeções.

CONTRACEPTIVO HORMONAL - IMPLANTES Pequenos tubos (como palitos de fósforo) de 3 cm, que contém o hormônio progesterona e são inseridos na pele, especialmente na região do braço. Podem atuar por até três anos liberando o hormônio. A ação é por interferência na ovulação. A diferença é que há maior atuação no endométrio e no muco, dificultando a sobrevivência dos espermatozoides, bem como, a sua entrada. O médico faz uma pequena anestesia na pele por onde introduz uma agulha especial para inserção do implante.

CONTRACEPTIVO HORMONAL – ANEL VAGINAL  Anel de silicone maleável com cerca de 4 cm, que contém hormônio estrogênio e progesterona no seu interior. É introduzido na vagina onde se acomoda e permanece por três semanas liberando localmente seus hormônios  que serão absorvidos pela mucosa vaginal para a circulação sanguínea. Os efeitos contraceptivos são os mesmos da pílula. A própria mulher introduz o anel no interior da vagina á semelhança  do uso de um absorvente interno.

CONTRACEPTIVO HORMONAL – ADESIVO CUTÂNEO Pequenos selos adesivos, com cerca de 2 cm, que se colocam firmemente á pele, e liberam hormônios (estrogênio e progesterona) que são absorvidos e liberados na circulação sanguínea. Atuam como os contraceptivos hormonais orais.

O preservativo, também chamado de camisinha, é o método contraceptivo mais utilizado tanto pelos homens quanto pelas mulheres, pois além de evitar a ocorrência de gravidez, protege contra doenças que podem ser transmitidas por via sexual.

Explicação:

Perguntas similares