Os partidos políticos, como organizações, muitas vezes estão alheios aos reclames e às expectativas do povo. Por meio de listas eleitorais, da obediência partidária e de outros procedimentos autoritários, ficam imunes à crítica e ao controle por parte do cidadão. Com isso, a ideia de representatividade cai por terra, as pessoas desanimam de refletir sobre questões públicas e surge o desinteresse pela política. Além de haver a corrupção pessoal e partidária, que enfraquece a ideia de justiça e igualdade perante as leis, o bem comum e público. O que fazer para reverter esse quadro e ter uma democracia mais representativa e participativa? Assinale a alternativa que corresponde à esse questionamento:
A) Não há a necessidade de incentivar outras formas políticas de participação na vida pública da comunidade, como sindicatos, associações, clubes de serviços, agremiações.
B) É necessário evitar o surgimento e a continuidade dos especialistas em mandar, aqueles políticos profissionais e eternizados nos mandatos, que acreditam que não há outras lideranças para ocupar seu lugar, ou seja, o personalismo político.
C) Devem-se manter apenas dois partidos políticos como instrumentos para a realização política, tirando-lhes os privilégios e a importância, bem como seu aspecto autoritário. Assim, tornar-se-iam parte do processo e não o fim da política.
D) As leis (Constituição) são para os membros da elite e devem ser aplicadas com severidade. Os delitos cometidos precisam ser punidos, não importando a posição política que o delinquente ocupe. Ex.: cassação do mandato, retirada dos direitos políticos, indisponibilidade dos bens, prisão.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra B
É necessário evitar o surgimento e a continuidade dos especialistas em mandar, aqueles políticos profissionais e eternizados nos mandatos, que acreditam que não há outras lideranças para ocupar seu lugar, ou seja, o personalismo político.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás