crise que levou o fim do regime monárquico brasileiro foi marcada por diversas causas. A seu respeito, responda: que relação havia entre as pressões realizadas pelo exercito brasileiro sobre o império e a guerra do Paraguai
Respostas
Resposta:
Interesses territoriais, economicos, políticos.
A rivalidade entre os dois países.
A disputa envolvendo a navegação dos rios da Bacia Platina.
Explicação:
As causas da Guerra do Paraguai estão relacionadas com o processo de formação dos países do cone sul da América e com o choque de interesses tanto econômicos quanto políticos entre os envolvidos. As tensões que levaram ao início do conflito acentuaram-se a partir de 1862 quando Francisco Solano López assumiu como presidente – na verdade era um ditador – do Paraguai.
Durante aquele período, já existia uma certa rivalidade entre Brasil e Paraguai em virtude, primeiramente, de uma disputa territorial travada entre os dois países por um território de fronteira (atualmente corresponde a uma região do Mato Grosso do Sul). O outro motivo de desgaste entre os dois países envolvia a navegação dos rios da Bacia Platina. O Brasil era favorável à livre navegação, e o Paraguai, contrário a isso.
Após assumir a presidência do Paraguai, Solano López estreitou laços com um grupo dissidente na Argentina conhecido como federalistas e liderado por José Justo Urquiza. Esse grupo era adversário do governo de Buenos Aires, e essa aproximação entre paraguaios e federalistas desagradou o governo de Buenos Aires, liderado pelo presidente Bartolomé Mitre.
A aliança com os federalistas aproximou o Paraguai do governo uruguaio, liderado por Bernardo Berro (depois sucedido por Atanasio Aguirre) e pelo Partido Blanco. A aproximação com os blancos era fundamental para a economia paraguaia, uma vez que lhe possibilitava usar o porto de Montevidéu como saída para o mar, já que não havia possibilidade de se utilizar o porto de Buenos Aires – adversário político dos paraguaios.
Brasil e Argentina viram com desconfianças essa aproximação dos paraguaios com os blancos, principalmente porque ambos apoiavam outro grupo político do Uruguai, o Partido Colorado. Foi a disputa política travada entre blancos e colorados que gerou o estopim para o início da Guerra do Paraguai.