A resolução CONAMA 03/90, com base no PRONAR (Programa Nacional de Controle do Ar), estabelece em nível nacional os padrões de qualidade do ar em termos de Partículas Totais em Suspensão (PTS), Fumaça, Partículas Inaláveis (PI ou PM-10), Dióxido de Enxofre (SO2), Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3) e Dióxido de Nitrogênio (NO2), todos indicadores de qualidade do ar consagrados universalmente, em função da sua maior frequência de ocorrência e dos efeitos adversos que causam no homem e no meio ambiente. Sobre a qualidade do ar, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A gestão da qualidade do ar tem como objetivo garantir que o desenvolvimento socioeconômico ocorra de forma sustentável e ambientalmente segura. Para tanto, se fazem necessárias ações de combate as emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico.
II. É fato que os efeitos da má qualidade do ar não são tão visíveis quando comparados a outros fatores mais fáceis de serem identificados. No entanto, os estudos epidemiológicos tem demonstrado, correlações entre a exposição aos poluentes atmosféricos e os efeitos de mortalidade, causadas por problemas respiratórios e outros.
III. No Brasil, os padrões de qualidade do ar são fixados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução CONAMA 03/90.
IV. O monitoramento da qualidade do ar é feito para determinar o nível de concentração de um um grupo de poluentes.
ALTERNATIVAS
Somente I e II estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I, II e IV estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Respostas
respondido por:
7
Eu respondi que todas estão corretas.
hildasousa:
Está correto, conforme http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar e pág 131 do livro. LETRA D
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás