A origem da filosofia está ligada ao surgimento de um tipo de discurso que tenta se distanciar do discurso mitológico e estabelecer critérios mais racionais para a explicação do mundo. Essa tendência dá origem às doutrinas filosóficas dos chamados pré-socráticos e a uma tradição na história do pensamento que foi designada como filosofia ocidental. A relação entre filosofia e mitologia é um conteúdo bastante didático para compreendermos como se forma o método filosófico e como esse método irá influenciar a formação de diversas concepções sobre educação no ocidente. Baseado no que você aprendeu sobre os conceitos de mito e de filosofia, estabeleça de maneira dissertativa as diferenças essenciais entre estes dois tipos de discurso: mitológico e o filosófico.
Respostas
Mitologia, ou conjunto de mitos, é a narrativa que explica a origem do mundo e da humanidade. O mito explica a origem das coisas no passado através de alianças e rivalidade entre divindades. Contém três funções: a função explicativa, umas causas no passado em quais os efeitos permanecem; a função organizativa que legitima um sistema de permissões e proibições; e a função compensatória que busca mostrar que os erros do passado foram corrigidos.
A filosofia estuda os problemas relacionados ao conhecimento, existência e verdade. Somente após certas mudanças na sociedade como o invento da moeda e da democracia que o mítico passou a ser questionado e a maneira de pensar mudou os critérios, começando a dar ênfase para os argumentos mais racionais. A filosofia tem a conotação de conhecimento seguro, de verdade.
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a origem das coisas por elementos e causas naturais, e não aceita explicações incompreensíveis, exige coerência e lógica.