• Matéria: História
  • Autor: jenioliviasouza
  • Perguntado 5 anos atrás

Como terminou a tentativa da tomada do poder em Havana pelo grupo querrilheiro liderado por Fidel Castro ​

Respostas

respondido por: pesquisadoraprendiz
0

Resposta:

Terminou com  o sucesso dos revolucionários e a chegada de Fidel Castro ao poder.

Em 31 de dezembro de 1958, houve a batalha de Santa Clara, cidade que acabou conquistada pelos rebeldes. As províncias centrais do país também foram alcançadas. O ditador Fulgêncio, diante dessas notícias, fugiu para a República Dominicana nas primeiras horas de 1959. No dia seguinte, as forças revolucionárias chegaram a Havana e tomaram o poder. A revolução cubana havia se iniciado.  

Explicação:

O sucesso inicial da revolução cubana deveu-se ao apoio de diversos setores da sociedade. Quando Castro e seus companheiros chegaram ao poder, a revolução ainda era sustentada pela coalizão de alguns grupos moderados, que incluía parte da classe média urbana, e outros mais radicais. Portanto, a revolução cubana consolidou-se como socialista apenas mais tarde, de acordo com os acontecimentos posteriores.

Uma das primeiras ações de Fidel Castro após ascender ao poder foi criar um Executivo colegiado, formado por um presidente da república (Manuel Urrutia), um primeiro-ministro (José Miró Cardona) e um chefe das forças armadas (o próprio Fidel). As execuções em massa promovidas logo após o estabelecimento do novo regime começaram a denegrir sua imagem, interna e externamente. Em abril de 1959, Castro chegou a viajar aos Estados Unidos, para garantir ao presidente Eisenhower a intenção de manter boas relações diplomáticas. Entretanto, as tensões com o novo regime cubano já haviam se iniciado, por conta do anúncio de medidas como a nacionalização de empresas norte-americanas na ilha. Iniciou-se, então, um longo período de inimizade entre ambos os países. Os Estados Unidos também receberam muitos dos exilados da revolução comandada por Castro.

Ainda em 1959 – ano em que, além dos fuzilamentos, foram promovidas uma reforma agrária e uma reforma urbana – surgiram as primeiras dissidências da revolução cubana. Em outubro daquele ano, Huber Matos, comandante militar e proeminente figura da revolução, renunciou ao posto que ocupava em uma província cubana e demonstrou suas preocupações com a crescente influência dos comunistas no governo. Alguns meses mais tarde, ele foi condenado a 20 anos de prisão por traição e conspiração.

Após um ano de governo, vários ministros de Fidel haviam deixado o governo, entre eles o primeiro-ministro Cardona. O cargo passou a ser ocupado por Fidel Castro. Essa conjuntura representou o fim da coalizão entre alas as moderadas e radicais da revolução. Enquanto o grupo moderado afastava-se, ocorria uma forte adesão dos comunistas.

Ao longo dos anos 1970, os EUA até buscaram, em efêmeros momentos, o diálogo com Cuba. Na década seguinte, porém, o governo republicano de Ronald Reagan não foi nem um pouco amigável com o regime castrista, o que resultou na manutenção e recrudescimento do embargo econômico nas décadas seguintes.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares