As regras que regem a manutenção do emprego vêm sofrendo ajustes ao longo do tempo. Antigamente, estava associado à obediência. A partir do pós-guerra (segunda metade da década de 40), o discurso mudou e o emprego passou a estar ligado à lealdade. No fim da década de 70 e início da década de 80, a crise econômica começou a exigir uma dramática redução dos quadros das empresas. Quando começaram os processos conhecidos como "downsizing", tanto os obedientes quanto os leais foram cortados. O vínculo entre patrões e empregados passou a ser posto em novas bases. O funcionário leal e obediente pode ser colocado na rua. Não importa que seja o mais velho, o mais culto, o mais viajado. A empresa quer saber de outro tipo de profissional: o empregável.” (CABRERA, 2000)

Com base no texto acima é correto afirmar:

Selecione uma alternativa:
a) As transformações do emprego têm se modificado no decorrer do tempo; hoje, o profissional deve assumir a gestão de sua carreira.
b) Atualmente, para a pessoa manter-se empregada deve ser obediente, leal e culta.
c) Empregados leais e obedientes dificilmente perdem seus empregos.
d) Apesar das transformações ao longo do tempo, a relação entre patrão e empregado continua com os mesmos critérios e exigências.
e) Há critérios que regem o emprego que nunca irão mudar e transformar-se.


silpustelnik: letra A

Respostas

respondido por: martinsstephanie
8
Hoje, uma das ferramentas que podem ser utilizadas para que o profissional se mantenha empregável é o planejamento de carreira.
Perguntas similares